PROPOSTA PEDAGÓGICA - Jovens Leitores
NRE:
Ivaiporã - PR
MUNICIPIO:
São João do Ivaí- PR
ESCOLA:
Colégio Estadual “Arthur de Azevedo” – EFMPN.
TÍTULO:
O
lúdico através da leitura – prazer visando os clássicos universais
AUTORA: Geisa
Maria Martins Mota
TURMA: 8º ano “B’
ABRANGÊNCIA: Língua
portuguesa com interdisciplinaridade com outras turmas e disciplinas afins
Justificativa
O
Projeto Jovens Leitores propõe O lúdico
através da leitura – prazer visando os clássicos universais, o qual tem por
objetivo incentivar a leitura crítica e reflexiva dos estudantes do Colégio
Estadual “Arthur de Azevedo” – EFMPN, principalmente direcionados ao 8º ano
“B”. Conforme as ideias
defendidas por SILVA, Ezequiel Theodoro da:
“... as políticas públicas deveriam focar a escola
como o ambiente principal de formação de leitores, centrando os maiores
investimentos na área educacional. Ainda cabe dizer que, no Brasil, a política
da leitura é confundida com a política do livro, recebendo esta o maior quinhão
de verbas (aquisição, distribuição, etc.), deixando os mediadores de leitura de
fora do processo.”
Nesse intuito, a proposta
insinua promover ações com ideias inovadoras de mobilização dos
leitores e não leitores para que os mesmos descubram o gosto do ler e reconheçam
a importância da leitura como meio de inserção na sociedade de forma crítica e
reflexiva.
Vale esclarecer que: no
decorrer do ano 2012, essa pratica de valorizar a leitura nasceu com os alunos
do 7º “B”, no período matutino, os quais estudam no referido colégio. Nessa
façanha, a maioria da turma se deliciou da leitura e se prontificou elencar
novos leitores e não leitores para se juntarem ao clube Jovens Leitores.
De acordo com a sondagem
inicial da turma, percebe-se a paixão dos adolescentes pela literatura de massa
e ao mesmo tempo, a existência de muitos leitores anônimos. Também ficou
evidente que os estudantes querem novidades, dinamismo em práticas criativas e
autônomas. Entretanto, o acervo da biblioteca é precário e as instalações não
estão devidamente adequadas, mas mesmo assim é possível criarmos situações e
ambientes agradáveis de leitura. Basta querer!
A princípio, a ideia era
apenas incentivar a leitura na sala de aula, mas aos poucos a turma foi se contagiando pelos livros e criando
hábitos de leitura, ou seja, tornando-as mais significativa em suas vidas.
A escola, ou melhor, os
professores não devem promover a mesmice no seu cotidiano escolar. A evolução
dos tempos requer ousadia de práticas pedagógicas. Não dá tempo de espera por
milagres!
Portanto, o lema do grupo é erguer a bandeira em prol do incentivo à
leitura-prazer e torná-la significativa na vida dos adolescentes dessa escola.
OBJETIVOS
ü Despertar
a leitura-prazer no educando através de práticas lúdicas para que os mesmos
deslumbrem o gosto e reconheçam a importância da leitura, não apenas da
literatura de massa, mas também a literatura dos clássicos universais.
ü Provocar
e mobilizar os estudantes através de ações lúdicas para chamar atenção de
leitores e não leitores sobre a importância da leitura como meio de inserção
crítica na sociedade.
ü Angariar
recursos e/ou patrocínios para melhorar do acervo bibliográfico escolar do
colégio e assim disponibilizá-los de forma consciente, criativa e enriquecedora
aos leitores e não leitores.
ü Promover
o acesso as TICs, bem como redes sociais (blogs, MSN, facebook, etc) como
estratégia motivacional de leitura para melhorar a qualidade do ensino público.
ü Utilizar
o discurso como prática social através da leitura, a escrita e oralidade para
que o educando reconheça a diversidade de gêneros discursivos dentre tantas
esferas da comunicação.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
A
leitura deve ser foco principal nas aulas de língua portuguesa se quisermos
formar alunos conscientes e críticos no chão da escola. Para isso, cabe ao professor
enfatizar o hábito da leitura diariamente na sala de aula, além disso, os alunos/leitores
podem ser ponte para compartilhar experiências e incentivar os não leitores.
Todavia,
os objetivos dessa proposta devem permear o desenvolvimento cognitivo com
práticas significativas ao estudante e sem deixar de priorizar os conteúdos
básicos previstos no currículo. Também é possível promover a
interdisciplinaridade com as demais disciplinas afins.
A leitura deve provocar o/a leitor/a, não apenas encantamentos,
mas também descobertas de um mundo mágico, efervescente de novidades e
conhecimentos ínfimos. Por outro lado, quem não lê, não tem acesso ao
conhecimento científico e das novas informações globalizadas, bem como
permanecerá na ignorância do saber viver.
Ninguém
aprende sozinho e, cabe ao professor/escola, impulsionar condições e trilhar
seus alunos para o inusitado caminho do saber elaborado. Por quanto, é a leitura
responsável e capaz de despertar o senso crítico rumo às mudanças necessárias
no seu meio social. O leitor quando adquire o hábito de ler com competência e criticidade
apreende como exercitar sua cidadania. Para Silva (2005, p. 24):
[...] a prática de
leitura é um princípio de cidadania, ou seja, o leitor cidadão, pelas diferentes
práticas de leitura, pode ficar sabendo quais são suas obrigações e também pode
defender os seus direitos, além de ficar aberto às conquistas de outros
direitos necessários para uma sociedade justa, democrática e feliz.
Pensando nisso, a implementação
apresenta inúmeras estratégias de práticas pedagógicas pensadas e repensadas em
melhorar a qualidade do ensino.
Diante
do exposto, tais propostas estão focadas num convite à mobilização e a chamada
de atenção de leitores e não leitores para saborearem o gosto da
leitura-prazer. Algumas dessas práticas já foram elencadas por etapa em 2012,
tais como:
ü Criação do blog Jovens leitores e acesso
as outras redes sociais: algumas
postagens no blog e outras nas redes sociais através de ações planejadas, outras
aleatoriamente positivas ou solicitadas pela turma.
ü Homenagens
especiais ao Centenário de Helena Kolody, ou seja, da escritora paranaense:
declamação de haicais e poesias pela turma do 7º “B”, bem como apresentações de
vídeos e slides em salas de aula sobre seu valor literário.
ü Apoio
e sugestão de leitura em sala de aula (uma aula por semana e extraclasse) de
leituras indicadas, analisadas e livres. A leitura aos poucos contagiando
outros alunos/as.
ü Desfile
representativo de leitores na Semana da Pátria: o objetivo de chamar atenção da
comunidade em geral sobre a importância da leitura.
ü Mobilização de leitores através do 1º Piquenique da leitura: a turma do 7º “B”
participou de tarefas programadas pela professora regente e sua equipe de apoio
com tarefas organizadas, planejadas e diversificadas de obras literárias.
ü Confecção e exposição de maquetes de obras
literárias lidas.
ü Interação
e interdisciplinaridade entre as turmas do 7º “B” (língua portuguesa) versus 7º “A” (LEM-inglês) e parceria
dos alguns alunos do 1º “B” do Ensino Médio com oficinas de teatro e preparação
para peça teatral Flicts, de Ziraldo (uma adaptação em português/inglês).
A
partir de 2013, outras iniciativas deverão serão executadas após ações
planejadas junto à Direção, Equipe Pedagógica e demais interessados. Vejamos as
sugestões de ações, tais como:
ü Expandir
a ideia de leitura em sala de aula (uma aula por semana e extraclasse) com
dinâmicas diversificadas, bem como, valorizar as leituras indicadas, analisadas
(por compreensão/interpretação) e livres; também contagiar e aguçar a
curiosidade outros alunos/as do referido colégio.
ü Escolha,
por enquete, de um escritor/a para nomear/homenagear a biblioteca do colégio:
alguns alunos já selecionados vão apresentar o valor de cada escritor/a e suas
respectivas obras literárias.
ü Sarau
Literário: realização de exposições (por stand), declamações, personificações
de autor/personagem, dramatizações, painéis, dentre outras ações, utilizando
diferentes escritores.
ü Utilização
do blog “Jovens Leitores”, das redes
sociais e outro canal pertinente pela escola para promover o valor da leitura
como meio de ascensão social do educando à sociedade.
ü Ênfase
do lema do banner e confeccionar lembrancinhas em pergaminhos com a frase de
Bill Gates: “Meus filhos terão computadores, sim, mas
antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes
de escrever - inclusive a sua própria história.”, tanto nas
reuniões pedagógicas e eventos do colégio.
ü Incentivo
à leitura de obras literárias e explorá-las através de adaptações de peças
teatrais, de vídeos ou filmes, maquetes, etc.
ü Valorização da arte literária, cultural e
artística local, bem como dos paranaenses, nacionais e estrangeiros,
principalmente aos vultos celebrados na mídia.
ü Mobilização
de leitores através de Piquenique da
leitura ou outras estratégias sugeridas: as tarefas serão sempre de forma
programada e diversificada pela professora regente, sua equipe de apoio e
demais envolvidos.
ü Desfile
representativo de leitores na Semana da Pátria.
ü Incentivo
à leitura dos clássicos da literatura, do exercício da criatividade e da autonomia:
confecção de cartazes, maquetes, bonecos personificados de escritores, caricaturas,
propagandas, desenhos homonográficos e/ou xerox de capas de clássicos da
literatura para incentivar a leitura dos mesmos.
ü E
outras estratégias sugeridas no transcorrer da implementação.
AVALIAÇÃO
A avaliação das atividades
pedagógicas deverá “à priori” verificar e respeitar os conhecimentos prévios do
educando, pois é importante ressaltar o conhecimento adquiridos anteriormente,
e assim, mostrar a eles a importância do conhecimento científico para o cidadão
saber exercer sua cidadania.
Em seguida, o professor fará um diagnóstico
para conhecer a capacidade leitora de cada aluno/a. Após conhecê-los,
eventualmente, o professor e alunos mutuamente, farão o planejamento de ações,
dos objetivos e como as metas poderão ser alcançadas durante o ano letivo. A
avaliação seguirá as normas já estabelecidas pela escola.
Na implementação deverão ser
priorizados e valorizados o interesse, a assiduidade, a motivação, o desempenho,
a criatividade, a autonomia, a participação, a colaboração, a mudança de
atitudes conceituais, enfim, a melhoria no rendimento escolar de cada educando.
Portanto, a avaliação do
educando será de acordo com as normas já estabelecidas no sistema de avaliação
da escola.
RESULTADOS ESPERADOS
Ao final da proposta
espera-se que o projeto mencionado atinja seu objetivo principal e que sirva de
modelo para atuação constante de sua aplicabilidade pela escola e quem sabe,
por outras instâncias educacionais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BRASIL.
MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações
Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e
Africana. Brasília, 2004.
COLÉGIO ESTADUAL ARTHUR DE AZEVEDO. Projeto Político Pedagógico. São João
do Ivaí, 2011.
PARANÁ.
Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares de Língua
Portuguesa para a Educação Básica. Departamento de Educação Básica. Curitiba,
2009.
_______.
Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares Estaduais de
Gênero e Diversidade Sexual.
_______.
Secretaria de Estado da Educação. Cadernos Temáticos Prevenção ao uso indevido
de drogas. Curitiba: SEED – PR, 2008.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Elementos de pedagogia
da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
SITES
Blog jovens Leitores: http://jleitores.blogspot.com.br/
Como um
leitor se torna leitor: http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/2013/01/07/como-o-leitor-se-torna-leitor/
Facebook:
https://www.facebook.com/
Leio, logo existo: http://gmmmz.blogspot.com.br/
Leitura e Ensino: http://leituraensino.blogspot.com.br/
São João do Ivaí, 31 de janeiro de 2013.
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Cássio
dos Santos Ribas
Diretor
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