Image Map
Image Map

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Dicas de leitura

por: Equipe do Educar para Crescer

Os livros para jovens do 8º ano do Ensino Fundamental foram indicados por Marco Antonio Tiago, assessor de Língua Portuguesa do Colégio Pentágono, de São Paulo.
“O perfil dos alunos de 8º ano é bastante distinto dos das séries anteriores. Nesse ano, a leitura precisa trazer mais do que simples diversão; precisa garantir ao grupo a conquista do prazer por meio de uma leitura contextualizada, significativa e cultural. As obras que sugiro a seguir podem ser lidas com ou sem acompanhamento pedagógico.”
1 – George e o Segredo do Universo
Autor:
Lucy Hawking e Stephen Hawking
Editora: Ediouro
Leitura interessante e investigativa. Escrito por um dos principais cientistas da atualidade, o prêmio Nobel Stephen Hawking, e sua filha, a jornalista e escritora Lucy Hawking. O livro une uma narrativa bem construída ao interesse pela ciência

2 – Os Natos
Autor:
Beto Junqueyra
Editora: Planeta Jovem
Muito interessante para conhecer as origens da Língua Portuguesa. Na história, um grupo dá a volta ao mundo, passando por países que falam Português, e precisa desvendar mensagens deixadas pelo poeta Luís de Camões.

3 – Cinderela Chinesa – A História Secreta de uma Filha Renegada
Autor:
Adeline Yen Mah
Editora: Companhia das Letras
Lindo livro que narra com sensibilidade a saga de Adeline, uma Cinderela moderna que superou uma infância infeliz.

4 – O Menino do Pijama Listrado
Autor:
John Boyne
Editora: Companhia das Letras
No meio do Holocausto, nasce uma bela e forte amizade entre uma criança alemã e uma judia. É a história do nazismo vista por um viés doce e terno. Emocionante e imperdível.

5 – Buracos
Autor:
Louis Sachar
Editora: Martins
Traz à tona questões sobre a existência do homem, de forma criativa e com bom humor. Nem sempre o que parece é.

6 – Ana Terra
Autor:
Érico Veríssimo
Editora: Companhia das Letras
Muito interessante para conhecermos nossos heróis e nossa literatura. Marcada por uma beleza áspera e personagens fortemente ligados à natureza e ao Rio Grande do Sul. Ana Terra é personagem da saga O Tempo e o Vento, obra-prima de Érico Veríssimo e um dos principais romances históricos brasileiro.

7 – Frankenstein
Autor:
Mary Shelley
Editora: Companhia das Letras
Um clássico necessário, ainda mais agora, com as últimas discussões a respeito do surgimento do homem e dos avanços da ciência na criação da vida. A história da criatura feita de pedaços humanos é uma alegoria a questões filosóficas e éticas.

8 – Otelo
Autor:
William Shakespeare
Editora: Scipione
Um clássico importante da literatura universal, adaptado em uma linguagem acessível ao público jovem. Ler Shakespeare, grande nome da literatura e do teatro inglês, é mais do que necessário. Escrito em 1604 a obra continua atual ao discutir as fraquezas humanas, como a inveja, o ciúme e a vingança.

9 – Auto da Compadecida
Autor:
Ariano Suassuna
Editora: Agir
Literatura brasileira da melhor qualidade, que introduz o leitor ao mundo do cordel. A obra conta a história de João Grillo, personagem picaresco, e remete às raízes brasileiras. Auto da Compadecida é a peça de teatro mais famosa de Suassuna e foi adaptada pela televisão em 1999.

10 – Oliver Twist
Autor:
Charles Dickens
Editora: Ediouro
Clássico comovente da literatura inglesa que retrata a sofrida vida de Oliver, um menino abandonado à própria sorte. Escrito entre 1837 e 1838, Oliver Twist foi o primeiro romance de língua inglesa a ter uma criança como personagem principal. A obra-prima de Dickens foi escrita originalmente como folhetim.

11 – Fagin, o Judeu
Autor:
Will Eisner
Editora: Companhia das Letras
Quadrinhos que abordam um tema difícil: o preconceito. Nessa obra, Will Eisner tenta dar ao personagem Fagin a atenção que lhe faltou em Oliver Twist, de Charles Dickens, no qual ele aparece pela primeira vez.

12 – A República dos Argonautas
Autor:
Anna Flora
Editora: Companhia das Letras
Mitologia grega, o Brasil recente e o cotidiano do bairro da Vila Madalena, em São Paulo. Três planos em uma linda história que fala dos anos conturbados do regime militar sob o ponto de vista de uma garota que tinha 14 anos em 1979.
Para ver a lista completa, acesse o hotsite Biblioteca Básica!
Adaptação da fonte:http://lpprofessoraeliane.blogspot.com.br/search/label/Dom%20Quixote


O Fantasma de Canterville (conto) - Oscar Wilde - obra online clique AQUI

O Pagador de Promessas - Dias Gomes  -  obra online clique AQUI



Os três mosqueteiros estão prontos para defender o rei Luiz XIII. Athos, Porthos e Aramis enfrentam todos os perigos para impedir que o demoníaco Cardeal Richelieu destrua o rei da França. Enquanto isso, o jovem D'Artagnan que sonha ser um Mosqueteiro, coloca sua vida em risco quando resolve agir sozinho e apaixona-se pela Condessa de Winter, a bela espiã de Richelieu. Se D'Artagnnan conseguir escapar das armadilhas da Condessa e tornar-se um Mosqueteiro, ainda assim terá que provar sua lealdade e habilidade de grande espadachim.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/files/146/2011/11/600-os-tres-mosqueteiros1.jpg e http://maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br/2012/06/os-tres-mosqueteiros-estao-prontos-para.html
 Leia mais
http://maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br/p/livros.html


OS TRÊS MOSQUETEIROS - ALEXANDRE DUMAS  CLIQUE AQUI - OS TRÊS MOSQUETEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.