Image Map
Image Map

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Temas de redação



  Créditos: Produção audiovisual realizada na Oficina da TV Paulo Freire, em São João do Ivaí, Núcleo de Ivaiporã, pela professora Luciana.

Proposta de redação sobre a condição humana e a miséria

[proposta-de-redao-miseria_thumb2%255B3%255D.jpg]
Leia a proposta que segue e desenvolva um texto em prosa, de acordo com as instruções específicas.
Leia atentamente o texto a seguir.
O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos,
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem
Manuel Bandeira. Belo Belo.

Crie um texto dissertativo desenvolvendo o seguinte tema:

A miséria transforma o ser humano em bicho

Instruções:
- Preencha o cabeçalho da folha de redação por completo;
- Siga rigorosamente as instruções da proposta;
- Escreva seu texto a caneta;
- Utilize apenas os espaços destinados ao texto;
- Dê um título ao texto;
- Evite usar a primeira pessoa do singular;
- Escreva, no máximo, 30 linhas.
Leia os textos que seguem e, se quiser, extraia deles algumas ideias para o desenvolvimento de seu trabalho. Não os copie.

Texto 1
- Você é um bicho, Fabiano.
(...)
- Você ê um bicho, Baleia.
Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se aguentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio. Às vezes utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos - exclamações, onomatopeias. Na verdade falava pouco. Admirava as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas, em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas.
Graciliano Ramos. Vidas secas.

Texto 2
Comida

Bebida é água
Comida é pasto.
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comida.
A gente quer comida, diversão e arte.
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte.
A gente não quer só comida,
A gente quer bebida, diversão, balé.
A gente não quer só comida,
A gente quer a vida como a vida quer.
Bebida é água. Comida é pasto.
Você tem sede de quê?
Você tem fome de quê?
A gente não quer só comer,
A gente quer comer e quer fazer amor.
A gente não quer só comer,
A gente quer prazer pra aliviar a dor.
A gente não quer só dinheiro,
A gente quer dinheiro e felicidade.
A gente não quer só dinheiro,
A gente quer inteiro e não pela metade.
Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Sérgio Britto.
Fonte: http://www.analisedetextos.com.br/ e algumas adaptações

IDENTIDADE - QUEM SOU EU?
       
    Você, jovem, alguma vez parou e pensou:
    
       Quem sou?
       O que significa ser gente?
       Tenho procurado descobrir-me?
       Quais os meus defeitos?
       E as minhas virtudes?
       O que eu quero da minha vida?
       Para mim o que é importante na vida?

    Se já pensou nisso, está convidado a continuar. Se não, aceite a sugestão: comece a descobrir-se!
Não deixe para amanhã.
     Há muito interesse na juventude de hoje. Existem pessoas querendo identificar o jovem. Algumas são movidas pelo espírito cientifico e educacional, como os sociólogos, psicólogos, antropólogos, pedagogos, professores e, às vezes, até seus próprios pais!
     Querem saber que é o jovem atual, verdadeiro. O que ele quer?
      Desejam saber porque você às vezes, é rebelde, capaz de grande heroísmo, e,por outro lado, de pequenas covardias também. Você fica revoltado com as grandes injustiças, mas em casa fica revoltado é injusto com seus próprios irmãos...
      Outras têm sua atenção voltada para o jovem porque ele representa um imenso potencial de consumo. Por exemplo, o que aconteceria a certas fábricas de refrigerantes, a algumas gravadoras de discos, aos fabricantes e comerciantes da moda, às editoras de livros e revistas, aos traficantes de drogas, às emissoras de rádio e televisão, se o jovem não fizesse o jogo deles?
      Outras ainda vêem o jovem como uma arma política, cuja força deve ser manipulada, controlada a seu favor, ou então marginalizada.
       Enfim, você está bombardeado de tosos os lados.
                                                                 (L. Kirchner)
    
2.Leia o texto e responda :

Quem sou eu?
Quais os meus defeitos e minhas qualidades?
O que eu quero da vida?Quais são os meus ideais?
Sou coerente com o que eu penso e faço? Por quê?
Já encontrei o meu caminho ou ainda estou perdido na multidão?
Qual a minha reação quando recebo uma critica positiva ou negativa?
O que é ser manipulado?
Até que ponto sou condicionado pela sociedade de consumo em que estou inserido?
Como preservo minha individualidade diante das pressões da sociedade (família, escola, colegas, novidades etc.).

3. Escreva um texto falando de você. Aproveite as ideias que você colocou nas respostas do exercício anterior. Acrescente novas ideias,  expresse o que pensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.