ATENÇÃO!!! 9º "B" - 2º BIMESTRE
LEITURA EM SALA DE AULA -1 AULA POR SEMANA
TAMBÉM CONTO COM VOCÊS:
PARTICIPAÇÃO NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA -CRÔNICA
TAMBÉM CONTO COM VOCÊS:
PARTICIPAÇÃO NA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA -CRÔNICA
Fonte: http://youtu.be/3DCziitK9hg
Análise de
"O enfermeiro", de Machado de Assis
O conto "O enfermeiro" é um
bom ponto de partida para conduzir uma análise literária com a turma. Você
também pode usar as etapas abaixo para analisar outras obras junto dos alunos.
Aproveite!
Objetivos
- Conhecer os procedimentos de análise literária
- Reconhecer a complexidade da obra machadiana
- Entender a importância dos escritos machadianos para a compreensão da estrutura social brasileira
- Discutir as relações entre literatura e sociedade
Conteúdos
- Procedimentos de análise literária
- Forma literária
- Estrutura social brasileira no sistema escravista
Anos
9º ano
Tempo estimado
Quatro aulas
Materiais necessários
- Cópia do conto "O enfermeiro", de Machado de Assis (o conto está disponível para download gratuito no site Domínio Público. Clique aqui e acesse )
- Conhecer os procedimentos de análise literária
- Reconhecer a complexidade da obra machadiana
- Entender a importância dos escritos machadianos para a compreensão da estrutura social brasileira
- Discutir as relações entre literatura e sociedade
Conteúdos
- Procedimentos de análise literária
- Forma literária
- Estrutura social brasileira no sistema escravista
Anos
9º ano
Tempo estimado
Quatro aulas
Materiais necessários
- Cópia do conto "O enfermeiro", de Machado de Assis (o conto está disponível para download gratuito no site Domínio Público. Clique aqui e acesse )
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Leia mais - Análise de "Conto de Escola", de Machado de Assis
Desenvolvimento
1ª etapa
Conduza a leitura do conto "O enfermeiro", de Machado de Assis com a turma. Fique atento às observações dos alunos e esclareça eventuais dúvidas sobre palavras que eles desconhecem. Se necessário retome alguns pontos para assegurar que todos compreenderem o enredo.
Desenvolvimento
1ª etapa
Conduza a leitura do conto "O enfermeiro", de Machado de Assis com a turma. Fique atento às observações dos alunos e esclareça eventuais dúvidas sobre palavras que eles desconhecem. Se necessário retome alguns pontos para assegurar que todos compreenderem o enredo.
Neste momento o mais importante é responder a pergunta: sobre o que fala o texto? Faça um resumo e conte "a história com suas próprias palavras". Por conta disso, seja curto e objetivo e fique atento apenas ao essencial.
Exemplo: O conto "O enfermeiro" narra a história de Procópio, um homem do Rio de Janeiro que vai ao interior trabalhar

2ª etapa
Ao analisar um conto, buscamos elementos para interpretá-lo e atingir o
seu sentido mais profundo. Desde o início temos em mente uma ideia do que o
conto significa, isto é, uma hipótese interpretativa ou um elemento que nos
deixou intrigados. No caso do conto "O enfermeiro", sabemos com toda
certeza que Procópio enriqueceu porque herdou a fortuna do coronel. Mas não
conhecemos como ele deixou de sentir-se culpado pela morte e desistiu de doar
todo o dinheiro
.
Também não fica muito clara a razão da repentina explosão de ódio que o levou a matar o velho, visto que Procópio ainda não tinha tido reações intensas diante dos maus tratos que sofria - a não ser a decisão de deixar o doente, tomada pouco antes.
Em obras literárias de qualidade, há sempre algo a ser respondido pelo leitor. A interpretação se constrói por um trabalho de leitura do qual participam ativamente tanto o escritor quanto o leitor. O autor deixa "fios soltos" que devem ser resolvidos por quem lê a obra. Para responder essas questões menos evidentes na leitura do conto (chamadas aqui de "questões norteadoras"), precisamos criar as nossas hipóteses interpretativas.

Também não fica muito clara a razão da repentina explosão de ódio que o levou a matar o velho, visto que Procópio ainda não tinha tido reações intensas diante dos maus tratos que sofria - a não ser a decisão de deixar o doente, tomada pouco antes.
Em obras literárias de qualidade, há sempre algo a ser respondido pelo leitor. A interpretação se constrói por um trabalho de leitura do qual participam ativamente tanto o escritor quanto o leitor. O autor deixa "fios soltos" que devem ser resolvidos por quem lê a obra. Para responder essas questões menos evidentes na leitura do conto (chamadas aqui de "questões norteadoras"), precisamos criar as nossas hipóteses interpretativas.
Formule, junto dos alunos, questões norteadores e veja quais hipóteses
interpretativas eles criaram.
Exemplo de questões norteadoras: - Por que
Procópio, que parecia tão resignado e paciente, de repente pula no pescoço do
coronel e o mata?
- Como é que ele se livra da culpa e decide desfrutar a herança?
Exemplo de hipóteses interpretativas: acho que o assassinato do coronel pode ter sido uma explosão de ódio acumulado em função das muitas agressões sofridas no convívio com o doente. Nesse sentido, o ferimento com a moringa teria sido a "gota d’água" para o enfermeiro. Quanto à herança, talvez a ganância e a possibilidade única de mudar de vida tenham sido mais fortes para Procópio do que seus sentimentos cristãos.
3ª etapa
Prossiga a análise com os estudantes. Tenha em mente que cada obra
literária tem inúmeros elementos que a constituem e, de fato, é impossível
investigar todos. Para esta etapa, escolha analisar os elementos que respondam
as questões norteadoras formuladas por seus alunos.
Lembre que a análise deve construir argumentos que sustentem a interpretação. É ela que vai conduzir o leitor conforme seu raciocínio. Como se, lendo a sua análise, o leitor compartilhasse das mesmas dúvidas que você e dissesse "também não entendi" ou "não acho essa questão pertinente".
Não podemos esquecer também que, em arte, forma é conteúdo. Por isso, ressalte com os estudantes a contribuição de alguns aspectos formais na economia do conto. O que são "aspectos formais"? São elementos que se referem mais a como algo está sendo dito do que ao que está sendo dito. Exemplos: tipo de narrador, a caracterização de algum personagem, o tempo, o espaço e o tipo de discurso.
Neste caso, os estudantes poderão identificar que o conto foi narrado em primeira pessoa

Também pode chamar a atenção o personagem do coronel, que se delicia em ofender e humilhar os que o cercam. Algumas frases também parecem ambíguas, como a do penúltimo parágrafo ("...mas a verdade é que ele devia morrer...") e o epitáfio que Procópio recomenda para si próprio ("Bem aventurados os que possuem, porque eles serão consolados").
Exemplo resumido de análise que você e seus alunos
poderão formular: O parágrafo inicial de "O enfermeiro"
sugere ao leitor que algo de muito grave será confessado, pois o narrador só
ousa confessá-lo por estar moribundo. Quando ele parte para a história em si,
temos ideia de sua condição de homem livre (estamos no Rio de Janeiro, em 1860,
quando ainda vigorava a escravidão no Brasil), pobre e obrigado a prestar
serviços de copista para um padre (seu ex-colega de colégio) em troca de
moradia e comida. A oportunidade de trabalhar
como
enfermeiro para o coronel Felisberto lhe parece ótima, dado que, além de casa e
pão, receberia também um bom salário. Mas o coronel, apesar de velho e muito
doente, se aproveita de suas prerrogativas de rico proprietário para
divertir-se humilhando os que, como Procópio, dele dependem. "Tinha perto
de sessenta anos, e desde os cinco toda a gente lhe fazia a vontade. Se fosse
só rabugento, vá; mas ele era também mau, deleitava-se com a dor e a humilhação
dos outros."

Por falta de alternativa melhor, o enfermeiro decide resignar-se aos maus-tratos do velho, que não demoraram a se estender da agressão verbal para a física. Primeiro, o coronel Felisberto "pegou da bengala e atirou-me dous ou três golpes. Não era preciso mais; despedi-me imediatamente...". No entanto, por insistência do doente, o enfermeiro acaba ficando, aparentemente conformado com os maus tratos: "Eu, com o tempo, fui calejando, e não dava mais por nada; era burro, camelo, pedaço d’asno, idiota, moleirão, era tudo. (...) Mais de uma vez resolvi sair, mas instado pelo vigário, ia ficando."
Depois de um ano trabalhando para o coronel, Procópio decide finalmente ir embora ("Já por esse tempo, tinha eu perdido a escassa dose de piedade que me fazia esquecer os excessos do doente; trazia dentro de mim um fermento de ódio e aversão.") e combina com o vigário o prazo de um mês para que se procure um substituto.
É então que, em seus acessos de raiva, o coronel atira no enfermeiro primeiro um prato de mingau e depois uma moringa que lhe atinge o rosto. “... tal foi a dor que não vi mais nada; atirei-me ao doente, pus-lhe as mãos ao pescoço, lutamos, e esganei-o."
Muito irritado e com muito medo de ser preso, Procópio disfarça as marcas no pescoço do cadáver e declara que o coronel amanheceu morto. A mentira não é questionada e o enterro decorre tranqüilamente. De volta ao Rio, o remorso perturba o ex-enfermeiro: “... não ria, falava pouco, mal comia, tinha alucinações, pesadelos..."
Sabendo-se herdeiro universal do coronel, a culpa o inspira a doar toda a herança recebida. "Não era só escrúpulo; era também o modo de resgatar o crime por um ato de virtude; pareceu-me que ficava assim de contas saldas." No entanto, conforme vai se aproximando o recebimento da fortuna, Procópio desenvolve um mecanismo de auto-ilusão em que se convence de que o crime foi na verdade uma luta e uma fatalidade. Era possível até que tivesse havido uma coincidência entre morte e luta, dado que a vida do coronel estava mesmo por um fio. Aliado a isso, o consenso dos moradores da vila em relação à perversidade do morto acabou por dissipar da alma do ex-enfermeiro a idéia da doação total, que se restringe a algumas poucas obras de caridade.
É bom que a análise inclua trechos do texto, isso ajuda a dar voz à
obra. É possível interpretar que o conto fala da flexibilidade moral de um
indivíduo ganancioso. O estrangulamento do coronel teria sido mesmo uma
explosão de ódio acumulado durante um ano e os remorsos teriam se dissipado
frente às delícias da fortuna.
Trata-se de uma leitura verdadeira, mas faltam algumas questões a resolver. Por
isso, pergunte:
Por que o coronel, mesmo velho e muito doente, insiste em humilhar e ofender o enfermeiro pelo qual depois revela tanto apreço? E o que significa a frase dúbia "...mas a verdade é que ele devia morrer...".Qual o sentido do epitáfio de Procópio?
Para responder a essas questões é necessário entrarmos em outra etapa do trabalho analítico.
4ª etapa
Agora, faça uma exposição do contexto histórico da obra e do
funcionamento da sociedade escravista. A literatura faz parte do tecido social
em que está inserida. Como diz o especialista Antonio Cândido, também
determinam a obra as "...circunstâncias de sua composição, o momento
histórico, a vida do autor, o gênero literário, as tendências estéticas de seu
tempo, etc. Só encarando-a assim teremos elementos para avaliar o significado
da maneira mais completa possível (que é sempre incompleta, apesar de
tudo)."
Exemplo resumido de comentário: "O enfermeiro" se passa em 1860, período de apogeu do Império brasileiro. Após a independência, a única coisa que unificava as elites de todo o território nacional era a escravidão, vista politicamente como um "mal necessário". Entre 1850 e 1860, acaba a tensão entre elites regionais e poder local e passa a ser possível a extinção efetiva do tráfico negreiro.
No entanto, a sistema colonial escravista produzira na sociedade brasileira uma camada de homens livres pobres que, não sendo proprietários e impedidos de se proletarizar, permaneceram à margem do sistema e, do ponto de vista da produção econômica, sem razão de ser. Restou a essa camada significativa da população a alternativa de sobreviver dos favores dos grandes, de escassas e mal-remuneradas profissões liberais (barbeiro, costureira etc.), de pequenos golpes ou furtos. O nosso copista-enfermeiro, Procópio José Gomes Valongo, pertence à camada dos homens livres na ordem escravocrata, dependente dos favores de um ex-colega ou de trabalhos raros e, no caso do coronel Felisberto, ultrajantes.
5ª etapa
Após tudo o que foi conversado, peça que os estudantes resgatem o que
pensavam antes da análise. A interpretação é a mesma? Antes da análise, eles
haviam pensando na relação entre a narração e o contexto da obra? Comente a
distância entre a compreensão inicial do conto e a consciência de sua
complexidade após o trabalho interpretativo.
Aproveite para discutir também as relações entre literatura e sociedade e a importância de se encarar a literatura como um objeto de conhecimento.
Avaliação
Proponha um trabalho de análise de outro conto de Machado, preferencialmente em grupos pequenos. Avalie se os estudantes conseguem formular questões pertinentes à obra e se conseguem se distanciar da leitura parafrástica e construir interpretações coerentes.
Especialista em Língua Portuguesa e Literatura
Observação: farei algumas adaptações para sala de aula.
Fonte: Contos Consagrados - Machado de Assis - Coleção
Prestigio - Ediouro - s/d.
Observação: farei algumas adaptações para sala de aula.
O
ENFERMEIRO
Parece-lhe
então que o que se deu comigo em 1860, pode entrar numa página de livro? Vá que
seja, com a condição única de que não há de divulgar nada antes da minha morte.
Não esperará muito, pode ser que oito dias, se não for menos; estou
desenganado.
Olhe,
eu podia mesmo contar-lhe a minha vida inteira, em que há outras coisas
interessantes, mas para isso era preciso tempo, ânimo e papel, e eu só tenho
papel; o ânimo é frouxo, e o tempo assemelha-se à lamparina de madrugada. Não
tarda o sol do outro dia, um sol dos diabos, impenetrável como a vida. Adeus,
meu caro senhor, leia isto e queira-me bem; perdoe-me o que lhe parecer mau, e
não maltrate muito a arruda, se lhe não cheira a rosas. Pediu- me um documento
humano, ei-lo aqui. Não me peça também o império do Grão-Mogol. nem a
fotografia dos Macabeus; peça, porém, os meus sapatos de defunto e não os dou a
ninguém mais.
Já
sabe que foi em l860. No ano anterior, ali pelo mês de agosto, tendo eu
quarenta e dois anos, fiz-me teólogo. - quero dizer, copiava os estudos de
teologia de um padre de Niterói, antigo companheiro de colégio, que assim me
dava. delicadamente, casa, cama e mesa. Naquele mês de agosto de 1859, recebeu
ele uma carta de um vigário de certa vila do interior, perguntando se conhecia
pessoa entendida, discreta e paciente, que quisesse ir servir de enfermeiro ao
Coronel Felisberto, mediante um bom ordenado. O padre falou- me, aceitei com
ambas as mãos, estava já enfarado de copiar citações latinas e fórmulas eclesiásticas.
Vim à corte despedir-me de um irmão, e segui para a vila.
Chegando
à vila, tive más notícias do coronel. Era homem insuportável, estúrdio,
exigente, ninguém o aturava, nem os próprios amigos. Gastava mais enfermeiros
que remédios. A dois deles quebrou a cara. Respondi que não tinha medo de gente
sã, menos ainda de doentes; e depois de entender-me com o vigário, que me
confirmou as notícias recebidas, e me recomendou mansidão e caridade, segui
para a residência do coronel.
Achei-o
na varanda da casa estirado numa cadeira, bufando muito. Não me recebeu mal.
Começou por não dizer nada; pôs em mim dois olhos de gato que observa; depois,
uma espécie de riso maligno alumino-lhe as feições. que eram duras. Afinal,
disse-me que nenhum dos enfermeiros que tivera, prestava para nada, dormiam
muito, eram respondões e andavam ao faro das escravas; dois eram até gatunos!
-
Você é gatuno?
-
Não, senhor.
Em
seguida, perguntou-me pelo nome: disse-lho e ele fez um gesto de espanto.
Colombo? Não, senhor: Procópio José Gomes Valongo. Valongo? achou que não era
nome de gente, e propôs chamar-me tão-somente Procópio, ao que respondi que
estaria pelo que fosse de seu agrado. Conto-lhe esta particularidade, não só
porque me parece pintá-lo bem, como porque a minha resposta deu de mim a melhor
idéia ao coronel. Ele mesmo o declarou ao vigário, acrescentando que eu era o
mais simpático dos enfermeiros que tivera. A verdade é que vivemos uma
lua-de-mel de sete dias.
No
oitavo dia, entrei na vida dos meus predecessores, uma vida de cão, não dormir,
não pensar em mais nada, recolher injúrias, e, às vezes, rir delas, com um ar
de resignação e conformidade; reparei que era um modo de lhe fazer corte. Tudo
impertinências de moléstia e do temperamento. A moléstia era um rosário delas,
padecia de aneurisma, de reumatismo e de três ou quatro afecções menores. Tinha
perto de sessenta anos, e desde os cinco toda a gente lhe fazia a vontade. Se
fosse só rabugento, vá; mas ele era também mau, deleitava-se com a dor e a
humilhação dos outros. No fim de três meses estava farto de o aturar;
determinei vir embora; só esperei ocasião.
Não
tardou a ocasião. Um dia, como lhe não desse a tempo uma fomentação, pegou da
bengala e atirou-me dois ou três golpes. Não era preciso mais; despedi-me imediatamente,
e fui aprontar a mala. Ele foi ter comigo, ao quarto, pediu-me que ficasse, que
não valia a pena zangar por uma rabugice de velho. Instou tanto que fiquei.
-
Estou na dependura, Procópio, dizia-me ele à noite; não posso viver muito
tempo. Estou aqui, estou na cova. Você há de ir ao meu enterro, Procópio; não o
dispenso por nada. Há de ir, há de rezar ao pé da minha sepultura. Se não for,
acrescentou rindo, eu voltarei de noite para lhe puxar as pernas. Você crê em
almas de outro mundo. Procópio?
-
Qual o quê!
-
E por que é que não há de crer, seu burro? redargüiu vivamente, arregalando os
olhos.
Eram
assim as pazes; imagine a guerra. Coibiu-se das bengaladas; mas as injúrias
ficaram as mesmas, se não piores. Eu, com o tempo, fui calejando, e não dava
mais por nada; era burro, camelo, pedaço d'asno, idiota, moleirão, era tudo.
Nem, ao menos, havia mais gente que recolhesse uma parte desses nomes. Não
tinha parentes; tinha um sobrinho que morreu tísico, em fins de maio ou
princípios de julho, em Minas. Os amigos iam por lá às vezes aprová-lo,
aplaudi-lo, e nada mais; cinco, dez minutos de visita. Restava eu; era eu
sozinho para um dicionário inteiro. Mais de uma vez resolvi sair; mas, instado
pelo vigário. ia ficando.
Não
só as relações foram-se tornando melindrosas, mas eu estava ansioso por tornar
à Corte. Aos quarenta e dois anos não é que havia de acostumar-me à reclusão
constante, ao pé de um doente bravio, no interior. Para avaliar o meu
isolamento, basta saber que eu nem lia os jornais; salvo alguma notícia mais
importante que levavam ao coronel, eu nada sabia do resto do mundo. Entendi,
portanto, voltar para a Corte, na primeira ocasião, ainda que tivesse de brigar
com o vigário. Bom é dizer (visto que faço uma confissão geral) que, nada gastando
e tendo guardado integralmente os ordenados, estava ansioso por vir dissipá-los
aqui.
Era
provável que a ocasião aparecesse. O coronel estava pior, fez testamento,
descompondo o tabelião, quase tanto como a mim. O trato era mais duro, os
breves lapsos de sossego e brandura faziam-se raros. Já por esse tempo tinha eu
perdido a escassa dose de piedade que me fazia esquecer os excessos do doente;
trazia dentro de mim um fermento de ódio e aversão. No princípio de agosto
resolvi definitivamente sair; o vigário e o médico, aceitando as razões,
pediram- me que ficasse algum tempo mais. Concedi-lhes um mês; no fim de um mês
viria embora, qualquer que fosse o estado do doente. O vigário tratou de
procurar-me substituto.
Vai
ver o que aconteceu. Na noite de vinte e quatro de agosto, o coronel teve um
acesso de raiva, atropelou-me, disse-me muito nome cru, ameaçou-me de um tiro,
e acabou atirando-me um prato de mingau, que achou frio; o prato foi cair na
parede, onde se fez em pedaços.
-
Hás de pagá-lo, ladrão! bradou ele.
Resmungou
ainda muito tempo. Às onze horas passou pelo sono. Enquanto ele dormia, saquei
um livro do bolso, um velho romance de d'Arlincourt, traduzido, que lá achei, e
pus-me a lê-lo, no mesmo quarto, a pequena distância da cama; tinha de acordá-lo
à meia-noite para lhe dar o remédio. Ou fosse de cansaço, ou do livro, antes de
chegar ao fim da segunda página adormeci também. Acordei aos gritos do coronel,
e levantei-me estremunhado. Ele, que parecia delirar, continuou nos mesmos
gritos, e acabou por lançar mão da moringa e arremessá-la contra mim. Não tive
tempo de desviar-me; a moringa bateu-me na face esquerda, e tal foi a dor que
não vi mais nada; atirei-me ao doente, pus-lhe as mãos ao pescoço, lutamos, e
esganei-o.
Quando
percebi que o doente expirava, recuei aterrado, e dei um grito; mas ninguém me
ouviu. Voltei à cama, agitei-o para chamá-lo à vida, era tarde; arrebentara o
aneurisma, e o coronel morreu. Passei à sala contígua, e durante duas horas não
ousei voltar ao quarto. Não posso mesmo dizer tudo o que passei, durante esse
tempo. Era um atordoamento, um delírio vago e estúpido. Parecia-me que as
paredes tinham vultos; escutava uma vozes surdas. Os gritos da vítima, antes da
luta e durante a luta, continuavam a repercutir dentro de mim, e o ar, para
onde quer que me voltasse, aparecia recortado de convulsões. Não creia que
esteja fazendo imagens nem estilo; digo-lhe que eu ouvia distintamente umas
vozes que me bradavam: assassino! assassino!
Tudo
o mais estava calado. O mesmo som do relógio, lento, igual e seco, sublinhava o
silêncio e a solidão. Colava a orelha à porta do quarto na esperança de ouvir
um gemido, uma palavra, uma injúria, qualquer coisa que significasse a vida, e
me restituísse a paz à consciência. Estaria pronto a apanhar das mãos do
coronel, dez, vinte, cem vezes. Mas nada, nada; tudo calado. Voltava a andar à
toa, na sala, sentava-me, punha as mãos na cabeça; arrependia-me de ter vindo.
- "Maldita a hora em que aceitei semelhante coisa!" exclamava. E
descompunha o padre de Niterói, o médico, o vigário, os que me arranjaram um
lugar, e os que me pediram para ficar mais algum tempo. Agarrava-me à
cumplicidade dos outros homens.
Como
o silêncio acabasse por aterrar-me, abri uma das janelas, para escutar o som do
vento, se ventasse. Não ventava. A noite ia tranqüila, as estrelas fulguravam,
com a indiferença de pessoas que tiram o chapéu a um enterro que passa, e
continuam a falar de outra coisa. Encostei-me ali por algum tempo, fitando a
noite, deixando-me ir a urna recapitulação da vida, a ver se descansava da dor
presente. Só então posso dizer que pensei claramente no castigo. Achei-me com
um crime às costas e vi a punição certa. Aqui o temor complicou o remorso.
Senti que os cabelos me ficavam de pé. Minutos depois, vi três ou quatro vultos
de pessoas, no terreiro, espiando, com um ar de emboscada; recuei, os vultos
esvaíram-se no ar; era uma alucinação.
Antes
do alvorecer curei a contusão da face. Só então ousei voltar ao quarto. Recuei
duas vezes, mas era preciso e entrei; ainda assim, não cheguei logo à cama.
Tremiam-me as pernas, o coração batia-me; cheguei a pensar na fuga; mas era
confessar o crime, e, ao contrário, urgia fazer desaparecer os vestígios dele.
Fui até a cama; vi o cadáver, com os olhos arregalados e a boca aberta, como
deixando passar a eterna palavra dos séculos: "Caim, que fizeste de teu
irmão?" Vi no pescoço o sinal das minhas unhas; abotoei alto a camisa e
cheguei ao queixo a ponta do lençol. Em seguida, chamei um escravo, disse-lhe
que o coronel amanhecera morto; mandei recado ao vigário e ao médico.
A
primeira idéia foi retirar-me logo cedo, a pretexto de ter meu irmão doente, e,
na verdade, recebera carta dele, alguns dias antes, dizendo-me que se sentia
mal. Mas adverti que a retirada imediata poderia fazer despertar suspeitas, e
fiquei. Eu mesmo amortalhei o cadáver, com o auxílio de um preto velho e míope.
Não saí da sala mortuária; tinha medo de que descobrissem alguma coisa. Queria
ver no rosto dos outros se desconfiavam; mas não ousava fitar ninguém. Tudo me
dava impaciências: os passos de ladrão com que entravam na sala, os cochichos,
as cerimônias e as rezas do vigário. Vindo a hora, fechei o caixão, com as mãos
trêmulas, tão trêmulas que uma pessoa, que reparou nelas, disse a outra com piedade:
-
Coitado do Procópio! apesar do que padeceu, está muito sentido.
Pareceu-me
ironia; estava ansioso por ver tudo acabado. Saímos à rua. A passagem da
meia-escuridão da casa para a claridade da rua deu-me grande abalo; receei que
fosse então impossível ocultar o crime. Meti os olhos no chão, e fui andando.
Quando tudo acabou, respirei. Estava em paz com os homens. Não o estava com a
consciência, e as primeiras noites foram naturalmente de desassossego e
aflição. Não é preciso dizer que vim logo para o Rio de Janeiro, nem que vivi
aqui aterrado, embora longe do crime; não ria, falava pouco, mal comia, tinha
alucinações, pesadelos...
-
Deixa lá o outro que morreu, diziam-me. Não é caso para tanta melancolia.
E
eu aproveitava a ilusão, fazendo muitos elogios ao morto, chamando-lhe boa
criatura, impertinente, é verdade, mas um coração de ouro. E, elogiando,
convencia-me também, ao menos por alguns instantes. Outro fenômeno
interessante, e que talvez lhe possa aproveitar, é que, não sendo religioso,
mandei dizer uma missa pelo eterno descanso do coronel, na igreja do
Sacramento. Não fiz convites, não disse nada a ninguém; fui ouvi-la, sozinho, e
estive de joelhos todo o tempo, persignando-me a miúdo. Dobrei a espórtula do
padre, e distribuí esmolas à porta, tudo por intenção do finado. Não queria
embair os homens; a prova é que fui só. Para completar este ponto,
acrescentarei que nunca aludia ao coronel, que não dissesse: "Deus lhe
fale n'alma!" E contava dele algumas anedotas alegres, rompantes engraçados...
Sete
dias depois de chegar ao Rio de Janeiro, recebi a carta do vigário, que lhe
mostrei, dizendo-me que fora achado o testamento do coronel, e que eu era o
herdeiro universal. Imagine o meu pasmo. Pareceu-me que lia mal, fui a meu
irmão, fui aos amigos; todos leram a mesma coisa. Estava escrito; era eu o
herdeiro universal do coronel. Cheguei a supor que fosse uma cilada; mas
adverti logo que havia outros meios de capturar-me, se o crime estivesse
descoberto. Demais, eu conhecia a probidade do vigário, que não se prestaria a
ser instrumento. Reli a carta, cinco, dez, muitas vezes; lá estava a notícia.
-
Quanto tinha ele? perguntava-me meu irmão.
-
Não sei, mas era rico.
-
Realmente, provou que era teu amigo.
-
Era... Era...
Assim,
por uma ironia da sorte, os bens do coronel vinham parar às minhas mãos.
Cogitei em recusar a herança. Parecia-me odioso receber um vintém do tal
espólio; era pior do que fazer-me esbirro alugado. Pensei nisso três dias, e
esbarrava sempre na consideração de que a recusa podia fazer desconfiar alguma
coisa. No fim dos três dias, assentei num meio-termo; receberia a herança e
dá-la-ia toda, aos bocados e às escondidas. Não era só escrúpulo; era também o
modo de resgatar o crime por um ato de virtude; pareceu-me que ficava assim de
contas saldas.
Preparei-me
e segui para a vila. Em caminho, à proporção que me ia aproximando, recordava o
triste sucesso; as cercanias da vila tinham um aspecto de tragédia, e a sombra
do coronel parecia-me surgir de cada lado. A imaginação ia reproduzindo as
palavras, os gestos, toda a noite horrenda do crime...
Crime
ou luta? Realmente, foi uma luta em que eu, atacado, defendi-me, e na defesa...
Foi uma luta desgraçada, uma fatalidade. Fixei-me nessa idéia. E balanceava os
agravos, punha no ativo as pancadas, as injúrias... Não era culpa do coronel,
bem o sabia, era da moléstia, que o tornava assim rabugento e até mau... Mas eu
perdoava tudo, tudo... O pior foi a fatalidade daquela noite... Considerei
também que o coronel não podia viver muito mais; estava por pouco; ele mesmo o
sentia e dizia. Viveria quanto? Duas semanas, ou uma; pode ser até que menos.
Já não era vida, era um molambo de vida, se isto mesmo se podia chamar ao
padecer contínuo do pobre homem... E quem sabe mesmo se a luta e a morte não
foram apenas coincidentes? Podia ser, era até o mais provável; não foi outra
coisa. Fixei-me também nessa idéia...
Perto
da vila apertou-se-me o coração, e quis recuar; mas dominei- me e fui.
Receberam-me com parabéns. O vigário disse-me as disposições do testamento, os
legados pios, e de caminho ia louvando a mansidão cristã e o zelo com que eu
servira ao coronel, que, apesar de áspero e duro, soube ser grato.
-
Sem dúvida, dizia eu olhando para outra parte.
Estava
atordoado. Toda a gente me elogiava a dedicação e a paciência. As primeiras
necessidades do inventário detiveram-me algum tempo na vila. Constituí
advogado; as coisas correram placidamente. Durante esse tempo, falava muita vez
do coronel. Vinham contar-me coisas dele, mas sem a moderação do padre; eu
defendia-o, apontava algumas virtudes, era austero...
-
Qual austero! Já morreu, acabou; mas era o diabo.
E
referiam-me casos duros, ações perversas, algumas extraordinárias. Quer que lhe
diga? Eu, a princípio, ia ouvindo cheio de curiosidade; depois, entrou-me no
coração um singular prazer, que eu, sinceramente buscava expelir. E defendia o
coronel, explicava-o, atribuía alguma coisa às rivalidades locais; confessava,
sim, que era um pouco violento... Um pouco? Era uma cobra assanhada, interrompia-me
o barbeiro; e todos, o coletor, o boticário, o escrivão, todos diziam a mesma
coisa; e vinham outras anedotas, vinha toda a vida do defunto. Os velhos
lembravam-se das crueldades dele, em menino. E o prazer íntimo, calado,
insidioso, crescia dentro de mim, espécie de tênia moral, que por mais que a
arrancasse aos pedaços, recompunha-se logo e ia ficando.
As
obrigações do inventário distraíram-me; e por outro lado a opinião da vila era
tão contrária ao coronel, que a vista dos lugares foi perdendo para mim a
feição tenebrosa que a princípio achei neles. Entrando na posse da herança,
converti-a em títulos e dinheiro. Eram então passados muitos meses, e a idéia
de distribuí-la toda em esmolas e donativos pios não me dominou como da
primeira vez; achei mesmo que era afetação. Restringi o plano primitivo;
distribuí alguma coisa aos pobres, dei à matriz da vila uns paramentos novos,
fiz uma esmola à Santa Casa da Misericórdia, etc.: ao todo trinta e dois
contos. Mandei também levantar um túmulo ao coronel, todo de mármore, obra de
um napolitano, que aqui esteve até 1866, e foi morrer, creio eu, no Paraguai.
Os
anos foram andando, a memória tornou-se cinzenta e desmaiada. Penso às vezes no
coronel, mas sem os terrores dos primeiros dias. Todos os médicos a quem contei
as moléstias dele, foram acordes em que a morte era certa, e só se admiravam de
ter resistido tanto tempo. Pode ser que eu, involuntariamente, exagerasse a
descrição que então lhes fiz; mas a verdade é que ele devia morrer, ainda que
não fosse aquela fatalidade...
Adeus,
meu caro senhor. Se achar que esses apontamentos valem alguma coisa, pague-me
também com um túmulo de mármore, ao qual dará por epitáfio esta emenda que faço
aqui ao divino sermão da montanha: "Bem-aventurados os que possuem, porque
eles serão consolados."
Fonte: A Biblioteca Virtual de Literatura - http://www.biblio.com.br/
Avaliação do conto O enfermeiro, de Machado de Assis
Grão-Mogol: nome pelo qual é conhecido o império estabelecido na
Índia por Tamerlão, no século XVI.
Macabeus: nome de uma família de hebreus do século II a.C.,
cuja história vem narrada no Livro dos Macabeus, no Velho Testamento.
Esbirro: capanga, matador.
Sucesso: acontecimento
ENREDO
COMENTADO
Publicado
pelo autor em Várias Histórias, o conto é apresentado por um
narrador-personagem que se chama Procópio José Gomes Valongo o qual se mostra
desanimado para dispor algumas linhas desse fato obscuro de sua vida. Morava
ele de favores na casa de um vigário que era seu amigo de longa data
trabalhando como “Teólogo”, ou melhor, dizendo, copiava os estudos de teologia
do amigo padre até este receber uma carta solicitando uma pessoa para tomar de
conta, por um bom dinheiro, de um velho doente numa vila nas proximidades da
corte.
Procópio
é indicado e aceita. Despede-se dos amigos e familiares e vai de encontro ao
coronel Felisberto. Diante do velho é recebido de maneira natural, apesar das
orientações prévias das intolerâncias e mau tratamento que o velho dispensava
aos enfermeiros que ali passara.
Passada a
primeira semana de trabalho, começaram as agressões, insultos e rabugices do
velho. Já no término do terceiro mês a partida de Procópio era inevitável,
porém o coronel pedia-lhe muito para continuar, pois havia gostado dele.
O
enfermeiro comunica ao médico e ao vigário que fica mais um mês. Tempo para
arranjarem outro. Em vinte e quatro de agosto, o coronel tem um ataque de raiva
atira o prato com sopa em Procópio, não satisfeito chama-o de ladrão.
À noite o
coronel Felisberto deita-se aos cuidados do (im) paciente enfermeiro que à
meia-noite teria de acordá-lo para tomar o remédio, e, nesse ínterim Procópio
lê um livro velho até adormecer, quando é acordado inesperadamente pelos gritos
e insultos do doente no meio da noite.
Ao
arremessar uma moringa no rosto do seu empregado é chegada a hora de
descarregar toda a fúria e Procópio parte para cima do velho a fim de esganá-lo
até o estremecimento e suspiro final da morte.
Os dois
(o enfermeiro e o cadáver) passaram juntos o resto da agonizante noite até o
amanhecer quando Procópio chama o criado e diz que o coronel amanhecera morto e
que avisasse ao médico e ao vigário. A angústia, o medo e alucinações tomam de
conta de Procópio por receio de pensarem que havia alguma relação de interesse
com a morte do velho, mas passadas as cerimônias fúnebres, Procópio volta para
a Corte onde sofre por carregar o peso na consciência de ter cometido um crime
e o pior, ou melhor? Ninguém desconfiara.
Após sete
dias no Rio de Janeiro a surpresa se instala na fisionomia assustada de
Procópio ao receber uma carta do vigário a dizer que tinha no testamento o
único herdeiro o coronel. Quem? O enfermeiro Procópio.
Regressando
a vila para tomar de conta dos bens do falecido, o enfermeiro diminuira os
traumas e alucinações até os trâmites legais com o advogado e a herança era
dele.
Inicialmente
doaria tudo, às escondidas, para instituições de caridade para compensar o
crime, melhor dizendo, fatalidade. No entanto, o enfermeiro ficara encantado
com a fortuna e fez algumas doações, ajudou na igreja matriz da vila, na Santa
Casa de Misericórdia e mandou erguer um túmulo em mármore em memória ao coronel.
O restante ficou para fins pessoais, já que ele simplesmente adiantou a morte
iminente e inevitável de um velho doente. Talvez o autor questione aqueles que,
sem qualificação, ocupem ocasionalmente o lugar do profissional.
PERSONAGENS
Procópio
José Gomes Valongo: Protagonista e narrador personagem. “Teólogo” de 42 anos
que mora de favores na casa de um amigo (padre). Não é enfermeiro profissional.
É por indicação e necessidade.
Coronel
Felisberto: Velho de aproximadamente 60 anos que sofre de aneurisma e
reumatismo e que “era homem insuportável, estúrdio, exigente”.
ESPAÇO /
AMBIENTE
Rio de
Janeiro e a vila onde reside o coronel Felisberto.
TEMPO
É
Cronológico quando o narrador situa fatos com marcações temporais (datas, dias,
horas, anos). No entanto, o narrador, em vários momentos, ao retomar o fio da
narrativa (fim do flashback), detalha psicologicamente as ações das
personagens.
FOCO
NARRATIVO
Narrador-personagem.
Quanto ao ato de narrar as ações são transmitidas através de flashback, ou
seja, o fato já ocorreu e o narrador vem mostrar ao leitor como isso aconteceu.
Para tanto, utiliza truque do falso interlocutor com ironia ao apresentar os
fatos.
TEMÁTICA
CENTRAL
O segredo
do conto se encontra justamente após a morte do coronel Felisberto, onde temos
o conflito psicológico vivenciado pelo “assassino vítima”, diante de angústias
e perturbações mentais. Vide o esquema:
ESTUPEFAÇÃO E INCREDULIDADE DIANTE DO ASSASSINATO
ß
NÃO ACEITAÇÃO DO PRÓPRIO ATO E DA SITUAÇÃO VIVIDA
(AO SE AUSENTAR DO QUARTO)
ß
SENTIMENTO DE CULPA
ß
AUTOPUNIÇÃO (DESEJO DE APANHAR DO CORONEL COMO REPRESÁLIA AO QUE FEZ)
ß
REMORSO
ß
DISSIMULAÇÃO E OCULTAÇÃO DOS FATOS
ß
MEDO
ß
TENTATIVA
DE COMPENSAÇÃO DE UM ERRO POR ATOS VIRTUOSOS (A MISSA AO CORONEL & O DESEJO
DE CONVERTER A HERANÇA EM CARIDADES)
Avaliação do conto O enfermeiro, de Machado de Assis
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