Image Map
Image Map

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Texto Dissertativo / Argumentativo | Redação - Algo Sobre

SUGESTÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO COM BASE EM ESQUEMAS

ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO  


1º parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3
2° parágrafo :desenvolvimento do argumento 1
3° parágrafo: desenvolvimento do argumento 2
4° parágrafo: desenvolvimento do argumento 3
5° parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final.


EXEMPLO:
TEMA: Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.
POR QUÊ?
*arg. 1: Existem populações imersas em completa miséria.
*arg. 2: A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais.
*arg. 3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.


Texto definitivo

Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populações imersas em completa misériaa paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.
 Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis - estas, mal distribuídas, quer entre Estados, quer entre indivíduos - encontramoslegiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regiões da África, vemos com tristeza, a falência da solidariedade humana e da colaboração entre as nações.
Além disso, nesta últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreensão nos causou.
Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico,provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.
 Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.
Se vocês seguirem  a orientação dada pelo esquema, desde o 1º parágrafo, verão que não há como se perder na redação, nem fazer a introdução maior que o desenvolvimento, já que a introdução apresenta, de forma embrionária, o que será desenvolvido no corpo do texto. E lembre-se de que a conclusão sempre retoma a ideia apresentada na introdução, reafirmando-a, apresentando propostas, soluções para o caso apresentado. Com essa noção clara, de estrutura de texto, também é possível melhorar o seu desempenho nas provas de compreensão e interpretação de textos.

Texto Dissertativo / Argumentativo | Redação - Algo Sobre


Dissertação
Antes de começarmos estudar a introdução, teremos que nos ater a dois aspectos muito importantes: 
O tema e o título:
Tema: É o assunto sobre o qual se escreve, ou seja, a idéia que será defendida ao longo da dissertação. Deve-se ter o tema como um elemento abstrato. Nunca se refira a ele como parte da dissertação
Título: É uma expressão, geralmente curta e sem verbo, colocada antes da dissertação. Se não houver verbo no título, não se usa ponto final. Não se deve pular linha depois do título. A colocação de letras maiúsculas em todas as palavras, menos artigos, preposições e conjunções, é facultativa.
Apesar de o título ser importante para uma dissertação, julgo ser também perigoso, pois, como o estudante não está acostumado a dissertar, pode equivocar-se e dar um título que não corresponda ao âmago da redação. Portanto acredito que o ideal seria colocar título apenas quando o vestibular o exigir.
Introdução: A Introdução é a informação do assunto sobre o qual a dissertação tratará. O parágrafo introdutório é fundamental. precisa ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento.


Frases-modelo, para o início da introdução:

Cogita-se, com muita frequência, de...
O mesmo raciocínio da anterior, agora com a circunstância de modo (com muita frequência).
Muito se tem discutido, recentemente, acerca de...
Muito se debate, hoje em dia, ...
Partícula apassivadora novamente. Cuidado com a concordância.
O (A) ..... é de fundamental importância em ....
É de fundamental importância o (a) ....
É indiscutível que ... / É inegável que...
Muito se discute a importância de...
Comenta-se, com frequência, a respeito de...



Diferença entre assunto e tema


O assunto tem um significado mais amplo, mais genérico e pode ser desdobrado em temas.Observe, por exemplo: CidadaniaEcologiaTerrorismoHorário Político; todos são assuntos, não há delimitação.
O tema é um recorte do assunto. Ele acarreta necessariamente um ponto de vista e dá margem à discussão. Não se esqueça de que nas redações são apresentados temas, portanto não fale da ideia geral, respeite o tema.



Suponhamos que na sua proposta de redação há uma abordagem sobre cidadania, que no final culmina no tema solicitado: O direito e o dever de votar do cidadão. Na introdução, para não fugir ao tema, você deverá contextualizá-lo dentro do assunto: Uma das formas do cidadão exercer sua cidadania é por meio do voto. A partir daqui, apresentar seu ponto de vista em relação ao voto e, por fim, apresentar os argumentos que sustentem sua tese.
Você observou que a discussão não será acerca da cidadania em si, mas sobre o poder do voto para defendê-la? 


Como ensinar alunos do ensino fundamental a escreverem uma sentença-tese

 

Instruções:

A tese

1.    Escreva uma afirmação factual no quadro, como "O céu é azul". Então, escreva uma oração argumentativa, como "O céu é mais azul no verão". Mostre aos alunos a diferença entre as duas frases e explique que uma tese pode ser uma sentença discutível.

2.    Escreva uma pergunta mais ampla no quadro, como "O que tornaria a escola menos chata?". Peça que alunos respondam e liste algumas das melhores respostas no quadro.

3.    Transforme as respostas em argumentos, misturando-as com a pergunta para formar uma única sentença-tese, como "A escola seria menos chata se o trabalho em grupo fosse maximizado em sala de aula".

4.    Especifique um tópico separado e instrua os alunos a pensarem no assunto e desenvolverem suas próprias sentenças-teses em casa.


6.  COMO ENCONTRAR OS ARGUMENTOS?

Uma das questões mais complicadas para os estudantes – e pouco ensinada em sala de aula – é como achar os argumentos pertinentes para que seja desenvolvida, fundamentada, a tese (ponto de vista) do texto dissertativo-argumentativo.
É necessário se amparar em bons e contundentes argumentos, fatos, exemplos, dados etc., para defender essa tese acerca do assunto proposto: se o redator é contrário, se é favorável ou se é de neutralidade.
E é justamente nesse ponto que “o bicho pega”! A dificuldade, é claro, justifica-se pela pouca leitura prévia (jornais, revistas, livros, além de telejornais e sites informativos) e pouca prática de escrita, para nossa infelicidade!
Mas a estratégia para encontrarmos os argumentos de um tema dado em uma prova de redação em um concurso ou um vestibular, é extremamente simples:
De posse de um assunto qualquer, como:

“A educação pública brasileira agoniza”

Nós devemos fazer uma pergunta que é a mágica dos questionamentos filosóficos de todos os tempos:

“Por quê?”

As respostas possíveis encontradas para tal questão podem ser as seguintes:

- As más administrações escolares;
- O alto índice de evasão;
- Os professores descomprometidos e desestimulados;
- O baixo investimento do governo/do PIB;
- As escolas sucateadas;
- A baixa remuneração dos profissionais da área;
- O não reconhecimento do profissional da educação;
- O interesse político em manter a desinformação... etc...etc...

Enfim, são inúmeras e infindáveis as ideias secundárias (argumentos, fatos, exemplos) que se pode deparar sobre o tópico frasal. As que foram citadas acima de forma alguma são as únicas possíveis.

Pronto! Agora é só montar o parágrafo de introdução, início e ponto de partida do seu texto.

Lembrando que o tema nunca poderá ser colocado como título, tampouco ser copiado literalmente pelo escrevente, poderíamos começar a nossa dissertação da seguinte forma:

Todos sabem que a educação brasileira, notadamente a pública, sofre com a baixa qualidade, o que a torna longe dos padrões de países desenvolvidos. Alguns motivos que justificam isso é o parco investimento do governo, a desmotivação e o descompromisso dos docentes, além das escolas sucateadas, muitas sem água, sem carteiras e até mesmo sem professores.”

Eis uma possível introdução: o tema e a tese expressos no início do texto (tema: educação brasileira; tese: sofre com a baixa qualidade) e os argumentos finalizando (apenas sendo citados) a parte inicial.
No desenvolvimento, parte que se seguirá, cada argumento será devidamente detalhado, trabalhado, aprofundado, um por parágrafo, para realmente fundamentar toda a ideia do texto. Pode ser redigido do argumento principal para os secundários; parágrafo causal e de consequência; de prós e contras; hipótese, tese, antítese, síntese; argumentos históricos, entre tantos outros.
O desenvolvimento é considerado, portanto, o marco teórico da redação dissertativa.

Temas possíveis para 2014:
Produza um tópico frasal para os temas abaixo:

—  A destinação do lixo;
—  Participação do jovem na política;
—  Maioridade penal;
—  Mobilidade urbana e/ou Meios de transportes;
—  O novo Marco Civil da internet;
—  Esporte como fator de (não?) inclusão social;
—  A mulher do século XXI;
—  A Água e/ou a Falta de comida (seca);
—  50 anos da Ditadura Militar e a Comissão da Verdade;
—  20 anos do Plano Real;
—  Impactos tecnológicos na vida moderna.

Analise a charge abaixo com atenção e responda: 

1.       Qual é o tema dessa charge?
2.       Qual é a sua opinião sobre as mudanças que a escola sofreu ao longo dos anos? Você concorda?
3.       Cite três problemas decorrentes pelo fracasso do ensino atualmente?
4.       Pesquise um dado estatístico, uma comparação e um dado estatístico para reforçar sua opinião.
5.       O que você sugere para melhorar o fracasso escolar? Cite três possíveis soluções.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.