Cidadania virtual
Assistimos hoje ao fenômeno da expansão das redes sociais no mundo virtual, um crescimento que ganha atenção
por sua alta velocidade de propagação, trazendo como consequência, diferentes
impactos para o nosso cotidiano. Assim, faz-se necessário um cuidado, uma
cautelosa discussão a fim de encarar essa nova realidade com uma postura
crítica e cidadã para então desfrutarmos dos benefícios que a globalização dos meios
de comunicação pode nos oferecer.
A internet nos abre uma ampla porta de acesso aos
mais variados fatos, verbetes, imagens, sons, gráficos etc. Um universo de
informações de forma veloz e prática permitindo que cada vez mais pessoas, de
diferentes partes do mundo, diversas idades e das mais variadas classes
sociais, possam se conectar e fazer parte da grande rede virtual que integra
nossa sociedade globalizada. Dentro desse contexto as redes sociais simbolizam
de forma eficiente e sintética como é o conviver no século XXI, como se
estabelecem as relações sociais dentro da nossa sociedade pós-industrial ,
fortemente integrada ao mundo virtual.
Toda a comodidade que a rede virtual nos oferece é,
no entanto, acompanhada pelo desafio de ponderar aquilo que se publica na
internet, ficando evidente a instabilidade que existe na tênue linha
entre o público e o privado. Afinal, a internet se constitui também como um ambiente
social que à primeira vista pode trazer a falsa ideia de assegurar o
anonimato. A fragilidade dessa suposição se dá na medida em que causas
originadas no meio virtual podem sim trazer consequências para o mundo
real. Crimes virtuais, processos jurídicos, disseminação de ideias, organização
de manifestações são apenas alguns exemplos da integração que se faz entre o
real e o virtual.
Para um bom uso da internet sem cair nas
armadilhas que esse meio pode eventualmente nos apresentar, é necessária a
construção da criticidade, o bom senso entre os usuários da rede, uma
verdadeira educação capaz de estabelecer um equilíbrio entre os dois mundos, o
real e o virtual. É papel de educar tanto das famílias, dos professores como da
sociedade como um todo, só assim estaremos exercendo de forma plena nossa
cidadania.
Texto extraído do documento A Redação no
ENEM 2012 – Guia do Participante disponível em http://www.inep.gov.br/.
O que é um texto dissertativo-argumentativo?
texto dissertativo-argumentativo é um texto
opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vistasobre determinado
assunto.
Nele, a opinião é fundamentada com explicações e
argumentos, para formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de
que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar
ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese,
uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para
justificá-la. Um texto dissertativo difere de um texto
dissertativo-argumentativo por não haver a necessidade de demonstrar a verdade de
uma ideia, ou tese, mas apenas de expô-la.
Seu objetivo é, em última análise, convencer ou
tentar convencer o leitor mediante a apresentação de razões, em face da
evidência de provas e à luz de um raciocínio coerente e consistente. E é
exatamente esse tipo textual que a proposta de redação do ENEM cobra.
Um texto dissertativo-argumentativo deve combinar
dois princípios de estruturação:
I – apresentar uma tese, desenvolver
justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um fecho à
discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo.
TESE – É a ideia que você vai defender no seu
texto. Ela deve estar relacionada ao tema e deve estar apoiada em argumentos ao
longo da redação.
ARGUMENTO – É a justificativa utilizada por você para
convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve
responder à pergunta “por quê?” em relação à tese defendida.
II – utilizar estratégias argumentativas para
expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – São recursos utilizados para
desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor:
•
exemplos;
• dados estatísticos;
• pesquisas;
• fatos comprováveis;
• dados estatísticos;
• pesquisas;
• fatos comprováveis;
•
citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;
• alusões históricas; e
• comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.
• alusões históricas; e
• comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.
Por exemplo, para desenvolver um texto
dissertativo-argumentativo sobre o tema “Viver em rede no século XXI:
os limites entre o público e o privado” (ENEM 2011), você poderia desenvolver:
Tese: O excesso de exposição da vida privada nas
redes sociais pode ter consequências graves, como situações de violência
cibernética.
Argumentos:
1. explicação sobre o que é violência cibernética;
2. dados de pesquisas que comprovam a tese;
3. exemplos de situações de violência, como o cyber bullying;
4. depoimento de especialista no assunto; e
5. contra-argumento: aspectos positivos das redes sociais.
1. explicação sobre o que é violência cibernética;
2. dados de pesquisas que comprovam a tese;
3. exemplos de situações de violência, como o cyber bullying;
4. depoimento de especialista no assunto; e
5. contra-argumento: aspectos positivos das redes sociais.
Proposta de intervenção: Alertar os jovens, por meio
de campanhas, tanto na escola, por professores, como em casa, com os
familiares, sobre os perigos da superexposição nas redes sociais.
Como desenvolver uma tese?
1. Você pode iniciar o desenvolvimento da tese
transformando o tema em uma pergunta. Ainda usando o tema do ENEM 2011, ficaria
da seguinte forma: “Viver em rede no século XXI: quais são os limites entre o
público e o privado?” ou “Como viver em rede no século XXI? Quais são os
limites entre o público e o privado?”.
2. A seguir, responda esta pergunta da maneira mais
simples e clara possível, concordando ou discordando ou, ainda, concordando em
parte e discordando em parte; esta resposta será seu ponto de vista.
3. Pergunte a si mesmo o porquê da sua resposta
buscando uma justificativa para ela em uma causa, um motivo, uma razão etc:
essa justificativa será seu principal argumento.
4. Em seguida, reflita sobre os motivos que o
levaram ao argumento principal, pois eles o ajudarão a fundamentar a sua
posição: eles são seus argumentos auxiliares. Através das estratégias
argumentativas mencionadas anteriormente, você desenvolverá seus argumentos.
5. A partir dessa reflexão você poderá iniciar o
rascunho do seu texto, planejando-o. A sugestão proposta a partir do passo a
passo acima é:
i.
Interrogue o tema;
ii. Responda com a opinião;
iii. Justifique com o argumento principal;
iv. Fundamente-o com os argumentos auxiliares;
v. Apresente as estratégias argumentativas;
vi. Apresente a proposta de intervenção social e conclua.
ii. Responda com a opinião;
iii. Justifique com o argumento principal;
iv. Fundamente-o com os argumentos auxiliares;
v. Apresente as estratégias argumentativas;
vi. Apresente a proposta de intervenção social e conclua.
Por CAMILA DALLA POZZA PEREIRA
Redação de Mary Clea Ziu Lem Gun, Barueri (SP).
Fonte: http://www.infoenem.com.br
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