Explorando o texto 1 - Perfis femininos
A proposta desta semana foi tirada do vestibular 2014 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Leia a seguir observando os perfis de mulheres traçados nos textos de diferentes épocas. Então escreva um texto relatando de que forma um ou mais perfis femininos representados nos excertos desafiam o comportamento masculino na atualidade.
Texto 1
Texto 2
A inveja
A inveja é geralmente
feita de ilusões superpostas, e não corresponde absolutamente a nada real.
Quando admitimos que invejamos alguém, damos um primeiro passo. Podemos ver,
então, que na maioria das vezes o que nos incomoda é mais a possibilidade de
prazer, de sucesso ou de felicidade de outro, do que o fato de não termos o
mesmo benefício. Em seguida, aprofundando, é possível descobrir que geralmente
supomos, imaginamos, as vantagens e as delícias que invejamos. Por outro lado,
podemos desfrutar prazer em despertar inveja. Supondo que somos invejados –
sabemos que não há razão para esse sentimento, por que afinal não somos tão
felizes, nem estamos num paraíso – sentimos uma secreta alegria neste papel
eleito. Vivendo o papel de invejado, descobrimos que aqueles que invejamos não
desfrutam da bem-aventurança que costumamos imaginar.
As pessoas do mesmo meio
social e cultural, de idade aproximada, do mesmo sexo, tendem vagamente a
concorrer entre si. São competidores em potencial os que dispões de bens
semelhantes, atravessam as mesmas experiências ou têm interesses comuns. Nossas
atenções estão concentradas nos que se assemelham, de alguma forma, a nós
mesmos. Por isso, a inveja é mais comum quando temos uma proximidade qualquer
com alguém que parece desfrutar do que não possuímos. Entender isso é só
começo.
(Lisboa, Luiz Carlos. O Jejum do Coração –
Manual do ENEM)
A
dissertação obedece à seguinte estrutura: introdução,
desenvolvimento e conclusão.
Introdução:
é o ponto de vista do assunto, ou seja, a ideia central que será estudada pelo
texto.
“A inveja é geralmente feita de ilusões superpostas,
e não corresponde absolutamente a nada real.”
|
- Introdução: o aluno escreve uma frase de maneira clara, breve (resumida) e objetiva para expressar sua opinião (opinião do autor), ao mesmo tempo em que ele deve fundamentar seu texto, ou seja, apresentar uma tese.Pode ser em 1ª pessoa (plural) ou 3ª pessoa.
- Desenvolvimento: nessa parte ele apresenta os diferentes aspectos da ideia central para fundamentar o primeiro o parágrafo do texto.
- Conclusão: enfim, ele retoma a ideia central do texto enriquecendo a fundamentação de forma resumida.
1) Você concorda com a ideia expressa na introdução do texto "A inveja"? Manifeste sua opinião a respeito.
2) Faça um texto dissertativo relacionado ao tema "A inveja". Dê um título ao texto.
Texto 3
A qualidade de vida na cidade e
no campo
É de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regiões
rurais é, em alguns aspectos, superior à da zona rural, porque no campo
inexiste a agitação das grandes metrópoles, há maiores possibilidades de se
obterem alimentos adequados e, além do mais, as pessoas dispõem de maior tempo
para estabelecer relações humanas mais profundas e duradouras.
Ninguém desconhece que o ritmo de trabalho de uma
metrópole é intenso. O espírito de concorrência, a busca de se obter uma melhor
colocação profissional, enfim, a conquista de novos espaços lança o habitante
urbano em meio a um turbilhão de constantes solicitações. Esse ritmo
excessivamente intenso torna a vida bastante agitada, ao contrário do que se
poderia dizer sobre a vida dos moradores da zona rural.
Além disso, nas áreas campestres há maior quantidade de alimentos
saudáveis. Em contrapartida, o homem da cidade costuma receber gêneros
alimentícios colhidos antes do tempo de maturação, para garantir maior
durabilidade durante o período de transporte e comercialização.
Ainda convém lembrar a maneira como as pessoas se
relacionam nas zonas rurais. Ela difere da convivência habitual estabelecida
pelos habitantes metropolitanos. Os moradores das grandes cidades, pelos
fatores já expostos, de pouco tempo dispõem para alimentar relações humanas
mais profundas.
Por isso tudo, entendemos que a zona rural propicia a seus
habitantes maiores possibilidades de viver com tranquilidade. Só nos resta
esperar que as dificuldades que afligem os habitantes metropolitanos não
venham a se agravar com o passar do tempo.
(GRANATIC, BRANCA. Técnicas básicas
de redação. São Paulo, Scipione, 1995.)
Explorando o texto 3 - A qualidade de vida na cidade e
no campo
1) Leia e aponte o que for solicitado:
a) Marque os cinco parágrafos, quais são os da introdução,
desenvolvimento e conclusão.
b) leia o primeiro parágrafo e sublinhe o tema; separe com parênteses os
argumentos 1, 2 e 3.
c) Assinale em que parágrafo está o desenvolvimento do argumento 1.
d) Aponte o parágrafo em que está o argumento 2.
e)
Aponte o parágrafo em que está o argumento 3.
f) No último parágrafo, sublinhe com um traço a expressão inicial, com
dois, o trecho onde se encontra a reafirmação do tema e, por fim coloque em parênteses
a observação final do texto.
Explorando outra atividade
2) Agora, nessa próxima atividade, você terá apenas o TEMA e deverá compor os argumentos.
TEMA: "Os habitantes da cidade de São Paulo passam por algumas dificuldades."
a) O trânsitoestá cada vez mais congestionado.
b) Assaltos ocorrem a todo instante.
c) Os índices de poluição estão chegando a níveis altíssimos.
Postagem incompleta
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