Image Map
Image Map

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Produção textual: dissertação

 Explorando o texto 1 - Perfis femininos
A proposta desta semana foi tirada do vestibular 2014 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Leia a seguir observando os perfis de mulheres traçados nos textos de diferentes épocas. Então escreva um texto relatando de que forma um ou mais perfis femininos representados nos excertos desafiam o comportamento masculino na atualidade.
Texto 1


Texto 2
A inveja
A inveja é geralmente feita de ilusões superpostas, e não corresponde absolutamente a nada real. Quando admitimos que invejamos alguém, damos um primeiro passo. Podemos ver, então, que na maioria das vezes o que nos incomoda é mais a possibilidade de prazer, de sucesso ou de felicidade de outro, do que o fato de não termos o mesmo benefício. Em seguida, aprofundando, é possível descobrir que geralmente supomos, imaginamos, as vantagens e as delícias que invejamos. Por outro lado, podemos desfrutar prazer em despertar inveja. Supondo que somos invejados – sabemos que não há razão para esse sentimento, por que afinal não somos tão felizes, nem estamos num paraíso – sentimos uma secreta alegria neste papel eleito. Vivendo o papel de invejado, descobrimos que aqueles que invejamos não desfrutam da bem-aventurança que costumamos imaginar.
As pessoas do mesmo meio social e cultural, de idade aproximada, do mesmo sexo, tendem vagamente a concorrer entre si. São competidores em potencial os que dispões de bens semelhantes, atravessam as mesmas experiências ou têm interesses comuns. Nossas atenções estão concentradas nos que se assemelham, de alguma forma, a nós mesmos. Por isso, a inveja é mais comum quando temos uma proximidade qualquer com alguém que parece desfrutar do que não possuímos. Entender isso é só começo.

(Lisboa, Luiz Carlos. O Jejum do Coração – Manual do ENEM)

A dissertação obedece à seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução: é o ponto de vista do assunto, ou seja, a ideia central que será estudada pelo texto.

“A inveja é geralmente feita de ilusões superpostas, e não corresponde absolutamente a nada real.”
  • Introdução: o aluno escreve uma frase de maneira clara, breve (resumida) e objetiva para expressar sua opinião (opinião do autor), ao mesmo tempo em que ele deve fundamentar seu texto, ou seja, apresentar uma tese.Pode ser em 1ª pessoa (plural) ou 3ª pessoa.
  • Desenvolvimento: nessa parte ele apresenta os diferentes aspectos da ideia central para fundamentar o primeiro o parágrafo do texto.
  • Conclusão: enfim, ele retoma a ideia central do texto enriquecendo a fundamentação de forma resumida.
Explorando o texto 2 – A inveja
1) Você concorda com a ideia expressa na introdução do texto "A inveja"? Manifeste sua opinião a respeito.
2) Faça um texto dissertativo relacionado ao tema "A inveja". Dê um título ao texto.

Texto 3
A qualidade de vida na cidade e no campo
É de conhecimento geral que a qualidade de vida nas regiões rurais é, em alguns aspectos, superior à da zona rural, porque no campo inexiste a agitação das grandes metrópoles, há maiores possibilidades de se obterem alimentos adequados e, além do mais, as pessoas dispõem de maior tempo para estabelecer relações humanas mais profundas e duradouras.
Ninguém desconhece que o ritmo de trabalho de uma metrópole é intenso. O espírito de concorrência, a busca de se obter uma melhor colocação profissional, enfim, a conquista de novos espaços lança o habitante urbano em meio a um turbilhão de constantes solicitações. Esse ritmo excessivamente intenso torna a vida bastante agitada, ao contrário do que se poderia dizer sobre a vida dos moradores da zona rural.
Além disso, nas áreas campestres há maior quantidade de alimentos saudáveis. Em contrapartida, o homem da cidade costuma receber gêneros alimentícios colhidos antes do tempo de maturação, para garantir maior durabilidade durante o período de transporte e comercialização.
Ainda convém lembrar a maneira como as pessoas se relacionam nas zonas rurais. Ela difere da convivência habitual estabelecida pelos habitantes metropolitanos. Os moradores das grandes cidades, pelos fatores já expostos, de pouco tempo dispõem para alimentar relações humanas mais profundas.
Por isso tudo, entendemos que a zona rural propicia a seus habitantes maiores possibilidades de viver com tranquilidade. Só nos resta esperar que as dificuldades que afligem os habitantes metropolitanos não venham a se agravar com o passar do tempo.
(GRANATIC, BRANCA. Técnicas básicas de redação. São Paulo, Scipione, 1995.)

Explorando o texto 3 -  A qualidade de vida na cidade e no campo

1) Leia e aponte o que for solicitado:
a) Marque os cinco parágrafos, quais são os da introdução, desenvolvimento e conclusão.
b) leia o primeiro parágrafo e sublinhe o tema; separe com parênteses os argumentos 1, 2 e 3.
c) Assinale em que parágrafo está o desenvolvimento do argumento 1.
d) Aponte o parágrafo em que está o argumento 2.
e) Aponte o parágrafo em que está o argumento 3.
f) No último parágrafo, sublinhe com um traço a expressão inicial, com dois, o trecho onde se encontra a reafirmação do tema e, por fim coloque em parênteses a observação final do texto.

Explorando outra atividade
2) Agora, nessa próxima atividade, você terá apenas o TEMA e deverá compor os argumentos.
TEMA: "Os habitantes da cidade de São Paulo passam por algumas dificuldades."
a) O trânsitoestá cada vez mais congestionado.
b) Assaltos ocorrem a todo instante.
c) Os índices de poluição estão chegando a níveis altíssimos.
Postagem incompleta 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.