Image Map
Image Map

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Resenha e Sinopse

Resenha
Uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows e etc.
Para resenhar um livro é preciso antes lê-lo e em seguida resumi-lo. A resenha poderá ser descritiva ou crítica.
A primeira consiste em apenas narrar de forma mais curta os principais dados do livro. Como se você assistisse um filme e depois contasse a história para alguém em 5 minutos, resenhando um livro, você pegará tudo aquilo que demorou horas para ler e resumirá em um texto que poderá ser lido em alguns minutos.
Na resenha crítica você deverá embutir sua opinião sobre o livro juntamente com o resumo de um texto. Neste caso, seria contar a história do filme que acabou de assistir e ao mesmo tempo opinar sobre as partes inteligentes ou ruins desenvolvidas pelo diretor.
Nas resenhas deverão constar: Nome do autor (ou dos autores); Título completo e exato da obra (ou do artigo); Nome da editora (ou coleção de que faz parte a obra); Lugar e data da publicação; Número do volume de páginas; e em seguida o resumo.
Pode-se ainda fazer uma descrição sumária da estrutura da obra (divisão de capítulos, assunto dos capítulos, índice, etc.). No caso de uma obra estrangeira, é interessante informar também a língua da versão original e o nome do tradutor.

Sinopse
A sinopse é apresentação concisa do conteúdo de um artigo, texto, novela, filme, livro, entre outros. Entre seus principais sinônimos estão: uma narração breve, resumo, sumário, síntese, epítome.
Apesar de seguir como um resumo, a sinopse exerce função muito importante, pois é através dela que se estimula ou não o leitor a seguir com a leitura ou assistir à obra em questão.
Recurso muito comum em TV e cinema, meios que por conta do alto investimento financeiro exigem divulgação de qualquer trabalho, a função principal da sinopse é apresentar a história que se pretende contar.
Para seguir com essa primeira função, a sinopse deverá seguir algumas regras básicas, como: Contar a história de forma resumida; caracterizar os personagens; contextualizá-los; e dar o tom da narrativa.
É preciso apresentar os fatos marcantes da história, sem explorá-los até o final para que o leitor fique instigado com o conteúdo o qual a sinopse se remete.
Alguns passos que poderão ajudar na produção de um bom texto são: a leitura ou o conhecimento de toda a obra que será tratada; a anotação dos principais destaques e em seguida a transmissão para o papel.
Para se certificar de que a sinopse ficou bem escrita, peça aos seus amigos mais próximos ou pessoas de confiança que leiam o seu texto antes de publicá-lo e pergunte a eles se ficou clara a idéia do projeto original.
Leia mais: http://explicatudo.com/como-fazer-uma-sinopse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.