Image Map
Image Map

domingo, 7 de abril de 2013

Texto argumentativo

Esquema de dissertação nº 1
1º Parágrafo
TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3
INTRODUÇÃO
2º Parágrafo
Desenvolvimento do argumento 1

3º Parágrafo
Desenvolvimento do argumento 2
DESENVOLVIMENTO
4º Parágrafo
Desenvolvimento do argumento 3

5º Parágrafo
Expressão inicial + reafirmação do TEMA + observação final
CONCLUSÃO

 
Sugestão de Texto argumentativo



O mundo moderno caminha para sua própria destruição, pois tem havido inúmeros conflitos internacionais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico e, além do mais, Permanece o perigo de uma catástrofe nuclear.
Nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio.
Em nossos dias, testemunhamos conflitos na América Central que, envolvendo as grandes potências internacionais, poderiam conduzir-nos a um confronto mundial de proporções incalculáveis.
Outra ameaça constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em um local inabitável.
Além disso, enfrentamos sério perigo relativo à utilização da energia atômica. Quer pelos acidentes que já ocorreram e podem acontecer novamente nas usinas nucleares, quer por um eventual confronto em uma guerra mundial, dificilmente poderíamos sobreviver diante do poder avassalador desse sofisticados armamentos.
         Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar na possibilidade de estarmos a caminho do nosso próprio extermínio. É desejo de todos nós que algo possa ser feito no sentido de conter essas diversas forças destrutivas, para podermos sobreviver às adversidades e construir um mundo que, por ser pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

Leia: Texto argumentativo

Uma maneira prática de se levantarem ideias suficientes para a organização do texto dissertativo, segundo a professora, consiste em se tentar estabelecer respostas à pergunta "Por quê?" enviada diretamente ao tema. Assim:

Tema: O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição
Por quê?
1. Tem havido inúmeros conflitos internacionais
2. O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico
3. Permanece o perigo de uma catástrofe nuclear

Uma vez estabelecido o tema e os três argumentos(em alguns vestibulares dois já são suficientes), você já dispõe do necessário para começar a redigir sua redação (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão). Você pode encontrar outros argumentos além destes apresentados acima que justifiquem a afirmação proposta pelo tema. A única exigência é que, uma vez dentro do assunto, estejam relacionados à temática estabelecida.

Introdução 

O mundo moderno caminha atualmente para sua própria destruição, pois tem havido inúmeros conflitos internacionais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico e, além do mais, permanece o perigo de uma catástrofe nuclear.
» Observe que na introdução são apenas mencionados os argumentos.
» Repare nas palavras "pois" e "além do mais", são elas que ligam as diferentes partes da introdução.

Desenvolvimento 

Nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação, aos inúmeros conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na América Central que, envolvendo as grandes potências internacionais, poderiam conduzir-nos a um confronto mundial de proporções incalculáveis.

» Neste parágrafo, lançou-se mão da exemplificação como forma de comprovar o argumento.

Outra ameaça constante é o desequilíbrio ecológico, provocado pela ambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem os rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acaba por se transformar em um local inabitável.
» A presença da expressão "Outra ameaça constante" estabelece a ligação com o parágrafo anterior evidenciando a inter-relação.

Além disso enfrentamos sério perigo relativo a utilização de energia atômica. Quer pelos incidentes que já ocorram e podem acontecer novamente nas usinas nucleares, quer por um eventual confronto em uma guerra mundial, dificilmente poderíamos sobreviver diante do poder avassalador desses sofisticados armamentos.
» A expressão "Além disso" denota o elemento de ligação com o parágrafo anterior.

Conclusão

Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar na possibilidade de estarmos a caminho de nosso próprio extermínio. É desejo de todos nós que algo possa ser feito no sentido de conter essas diversas forças destrutivas, para podermos sobreviver às adversidades e construir um mundo que, por ser pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

» Nota-se que, na realidade, a conclusão nada mais é do que uma reafirmação do Tema.


Um modelo esquemático para o "Texto Argumentativo"
 

Fonte: GRANATIC. Branca - Técnicas básicas de redação.

Fonte:  http://www.vestibular1.com.br/revisoes/portugues/texto_argumentativo.htm


Sugestão para sua dissertação

1.Para iniciar sua dissertação:

  • Fala-se muito atualmente sobre...
  • É provável que...
  • Acredita-se que...
2. Enumeração da análise do problema:
  • Deve-se analisar primeiramente...
  • É preciso analisar que...
  • Inicialmente a análise observada...
  • A primeira observação se refere a...

3. Para inserir um problema:

  • Observa-se também que...
  • Nota-se, por outro lado, que...
  • Não podemos esquecer que...
  • é necessário frisar também que...
4. Para substituição de expressão inicial:

  • Dessa forma...
  • Sendo assim...
  • Em vista dos argumentos apresentados...
  • Em virtude do que foi mencionado...
  • Assim...
  • Levando-se em conta o que foi conversado...
  • Por todas essas ideias apresentadas...
  • Tendo em vista os aspectos apresentados...
  • Por tudo isso...
  • Dado o exposto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.