Fonte: http://youtu.be/pw3DTSjakYo
Fonte: http://youtu.be/WCEnxibWUh4
O termo BULLYING compreende todas as formas de
atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação
evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e
angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os
atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as
características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa
capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a
seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:
Colocar apelidos
Ofender Zoar Gozar Encarnar Sacanear Humilhar |
Fazer sofrer
Discriminar Excluir Isolar Ignorar Intimidar Perseguir Assediar Aterrorizar Amedrontar Tiranizar Dominar |
Agredir
Bater Chutar Empurrar Ferir Roubar Quebrar pertences |
A palavra "Bully" é de origem
inglesa e significa "valentão". Grande parte das pessoas confunde ou
tende a interpretar o bullying simplesmente como a prática de atribuir apelidos
pejorativos às pessoas, associando a prática exclusivamente com o contexto
escolar. No entanto, esse conceito é mais amplo. Para o cientista norueguês Dan
Owelus, o bullying se caracteriza por ser algo agressivo e negativo, executado
repetidamente e que ocorre quando há um desequilíbrio de poder entre as partes
envolvidas. Desta forma, este comportamento pode ocorrer em vários ambientes,
como escolas, universidades, no trabalho ou até mesmo entre vizinhos.
Basicamente, a prática do bullying se
concentra na combinação entre a intimidação e a humilhação das pessoas, estas
geralmente mais acomodadas, passivas ou que não possuem condições de exercer o
poder sobre alguém ou sobre algum grupo. Em outras palavras, é uma forma de
abuso psicológico, físico e social.
No ambiente de trabalho, a intimidação
regular e persistente que atinge a integridade e confiança da vítima é
caracterizada como bullying. Entre vizinhos, essa prática é identificada quando
alguns moradores possuem atitudes propositais e sistemáticas com o fim de atrapalhar
e incomodar os outros.
Falando especificamente do ambiente
escolar, grande parte das agressões é psicológica, ocasionada principalmente
pelo uso negativo de apelidos e expressões pejorativas.
No entanto, as práticas do bullying no
ambiente escolar também se referem às agressões de caráter físico. Um dos casos
mais chocantes de bullying escolar foi o de Curtis Taylor, um aluno do oitavo ano
de uma escola secundária em Iowa, Estados Unidos. Curtis foi vítima do bullying
durante três anos consecutivos: era espancado nos vestiários da escola, suas
roupas eram sujas com leite achocolatado e seus os pertences, vandalizados.
Curtis não resistiu ao sofrimento e humilhação e suicidou em 1993.
Este não foi um caso isolado. Na década de
90, os Estados Unidos se depararam com uma onda de tiroteios em escolas,
realizados por alunos que se intitulavam vítimas do bullying.
Entre os efeitos do bullying sobre as
vítimas, podemos citar: Depressão, ansiedade, estresse, dores não-especificadas,
perda de autoestima, problemas de relacionamento, abuso de drogas e álcool,
entre outros.
Por Tiago Dantas
Disponível em: http://www.bullying.com.br/BConceituacao21.htm e
acesso:08 set. 2010.
Interpretação
do Texto: BULLYING
1. O que é BULLYING?
2.
Você já ganhou algum apelido na escola ou já
usou desta brincadeira cruel com um colega?
3.
Como você se sentiu? E como acha que o colega
que recebeu o apelido se sentiu?
4.
Ao se
sentir humilhado e constrangido, que atitude você tomou?
5.
De
acordo com o texto como se sentiram as crianças vítimas desta brincadeira de
mau-gosto?
6. Escreva o significado da palavra inglesa bullying.
7.
Pesquise mensagens positivas para reforçar
bons sentimentos, ou seja, contra o BULLYING. Você pode copiar frases ou
produzi-las.
Texto 2:
Leitura e Discussão do texto: O Diário de Davi Satil: Uma vítima de Bullying
O Diário de Davi
Satil: uma Vítima de Bullying
Não sei o que acontece, as
vezes me acho diferente dos meus colegas, queria sumir, me esconder
dentro de um baú, e de lá não sair tão cedo, sinto uma dor, e doi mais quando
penso, que amanhã terei que voltar lá outra vez e encontrarei aqueles meninos.
As vezes eu me sinto tão só, mesmo tendo muita gente por perto de mim. Fico com
medo de chegar na escola, pegar o transporte e ter que ouvir aquelas
palavras.Tudo isso é tão doloroso, que parece que estão espremendo o meu
coração...fico sem letras e palavras para escrever.
Minha mãe, diz que
eu tenho que falar tudo para ela, mas para quê falar? Preciso de ajuda querido
diário. Ela não tem tempo para mim. Como um menino de 13 anos, fica assim?
Tristonho, moribundo e com medo.Se eu fosse forte e alto, quem sabe as coisas
seriam diferentes. Sou meio gordinho e o médico diz que tenho que fazer regime.
Regime é uma lista enorme de coisas que te proibem de comer. Eu não como muito,
só gosto de chocolate, torna de maçã, refrigerante, e minha sobremesa preferida
é pudim.Na lista do regime, sou proibido de comer tudo isso.
Na semana passada,
o Pedro e o Daniel tomaram meu lanche.Fiquei com tanta raiva, que se eu pudesse
fazia eles sumirem no mapa. Mas tem também as gêmeas lá da sala, que ficam me
chamando de Baleia Orca, eu até fui no Google ver como era essa tal Orca, e não
acho que pareço muito com elas não.As Orcas são chamadas de baleias assassinas
e chegam a pesar nove toneladas. Eu só peso 78 quilos, é pouco considerado o
peso das Orcas.
Já pedir para a
minha mãe, me tirar desta escola, mas fico com medo de na outra escola,
tudo se repetir, e tem uma outra coisa, gosto muito da professora e
no recreio, pois vou sempre para a sala de leitura e fico lá, pelo menos
ninguém fica me perturbando.Queria ser diferente do que sou, quem sabe assim
eles me aceitariam. O João é o único que não me provoca, ele é meu melhor
amigo. Ser diferente é errado? O que faço para que eles parem de me perseguir?
A professora as vezes ver tudo o que acontece, reclama e fala com todo mundo,
mas no outro dia começa tudo de novo.Não posso ficar chorando assim.
Já inventei que
estava me sentido mal para não ir à escola, sei que isso é errado, mas o que
faço? Fico desanimado, e vejo que se a situação agravar, não irei ser
mas advogado, pois tirei uma nota ruim em matemática, pois estava
chateado. Os meninos logo na chegada me perguntaram sobre o lanche de
hoje.Qual seria o cardápio? Um dia eles me pagam, quando eu for advogado,
eles vão ver.
Já olhei tudo, para
ser advogado eu tenho que fazer uma prova chamada de vestibular. Caso eu
passe vou ingressar na Faculdade de Direito. Vamos ver se com as leis eles vão
brincar. Já até sonhei com tudo isso.Pensar que eles vão ser punidos me alegra.
Mas sabe de uma
coisa? Amanhã irei entregar esta folha do diário a professora e pedir para ela
só ler quando chegar em casa.Ela pode me ajudar a ser advogado, e prender logo
todo mundo que me faz, me sentir tão diferente e triste assim.Sei que vai doer,
mas não se preocupe, a folha vai e volta, desta forma continuaremos amigos.
Ps: Prezada
professora, favor após a leitura me devolver a página do diário, ele vai
agradecer.
Ps 2: Não conte
para ninguém o que esta escrito aqui. São minhas histórias. Posso confiar em
você?
Ps 3: Você me acha
parecido com uma Orca? Tem mais coisas, muito mais, mas o meu diário ficaria
triste se as outras páginas tiverem que sair dele.
Silvano Sulzart
Questões, que podem ser discutidas após a leitura do texto com a turma.
1.
Na escola, fazemos
amigos, brincamos, estudamos e criamos laços afetivos. O que a escola
representa para você?
2.
O que Davi sentia
ao ir para a escola? Explique os motivos que estavam contribuindo para que ele
desejasse mudar de escola?
3.
Que tipo de
Violência acontecia com Davi? Você já passou por situações semelhantes? Quais?
4.
Qual a importância
do diálogo entre pais x filhos, alunos x professores?
5.
Em grupo elabore
sugestões para ajudar Davi a superar o Bullying, baseado nos sentimentos e
questões que ele escreveu em seu diário.
6.
Como a professora
poderia ajudar Davi? Elabore junto com seus colegas uma resposta no lugar da
professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.