Image Map
Image Map

domingo, 30 de março de 2014

Bobo da Corte

O que é Bobo da Corte?


O bobo da corte era um personagem engraçado que divertia o rei na Idade Média e estava sempre presente na corte e no teatro popular. Era considerado cômico e muitas vezes desagradável, por apontar de forma grotesca os vícios e as características da sociedade.
Além de fazer a corte rir, ele também declamava poesias, dançava, tocava algum instrumento e era o cerimonialista das festas. O corpo do bobo da corte caracteriza-se pela deformidade e pelo exagero, sendo o excesso uma de suasprincipais características.
O bobo teve origem no Império Bizantino, e no fim das Cruzadas, tornou-se figura comum nas cortes européias, porém não demorou muito para desaparecer, que ocorreu no século XVII. O bobo da corte vestia uniformes espalhafatosos, com muitas cores e chapéus bizarros com guizos amarrados. Sua caracterização inspirou a criação da 13ª carta do baralho, o coringa. Como também o famoso vilão inimigo do Batman, nos filmes e histórias em quadrinhos.
Houve na história, casos de bobos da corte que se envolveram com integrantes da família real, e apenas um caso acabou em tragédia, no século XVI na Espanha, quando o bobo da corte foi assassinado depois de se envolver com a princesa. O  bobo da corte é personagem também nas peças de Shakespeare, como Otelo e Rei Lear, além de dar nome à ópera Rigoletto de Verdi.

Me·nes·trel 

substantivo masculino
1. Poeta medieval.
2. [Figurado]  Cantor e músico ambulante.


"menestrel", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/menestrel 
[consultado em 30-03-2014].


William Shakespeare

Literature :: Poetry / Drama :: Shakespeare

Retrato de Shakespeare
  • Nome completo: William Shakespeare
  • Cidade de nascimento: Stratford-upon-Avon (35 km ao sul de Birmingham, Inglaterra)
  • Batismo: 26/04/1564
  • Morte: 23/04/1616
Sobre a obra
William Shakespeare é reconhecido como o maior escritor da língua inglesa e o mais proeminente dramaturgo do mundo. É frequentemente considerado o poeta nacional da Inglaterra e o "Bardo de Avon" (ou simplesmente "O bardo"). O que sobrou de suas obras consta de 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas em forma de narrativa e vários outros poemas. Suas obras mais conhecidas são Hamlet e Romeu e Julieta, porém, o poema Vênus e Adônis se tornaria a obra mais editada de Shakespeare em toda a sua vida.
Adaptado. Acesse a fonte original, em inglês.
Exemplo de poesia: Vênus e Adônis
Exemplos de peças: Hamlet e Romeu e Julieta

Acesse uma lista de recursos relacionados

Fonte: http://www.lem.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=62

Obras de Shakespeare -
·         Hamlet, Rei Lear, Macbeth, Otelo, A Megera Domada, O Mercador de Veneza, Romeu e Julieta etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.