terça-feira, 1 de outubro de 2013

DIFERENÇA ENTRE ANÁLISE MORFOLÓGICA E SINTÁTICA

ANÁLISE MORFOLÓGICA
Análise morfológica ou mórfica é o ato de estudar cada uma das diversas palavras em uma frase independentemente, visando sua classe gramatical. 
A Morfologia é a parte da gramática que estuda as palavras de acordo com a classe gramatical a que ela pertence. Há dez classes gramaticais: substantivos, artigos, pronomes, verbos, adjetivos, conjunções, interjeições, preposições, advérbios e numerais.
Na gramática da língua portuguesa, a classificação mais tradicional divide as palavras em dez classes, divididas em variáveis (1-6) e invariáveis (7-10):
  1. Substantivo
  2. Artigo
  3. Adjetivo
  4. Numeral
  5. Pronome
  6. Verbo
  7. Advérbio
  8. Preposição
  9. Conjunção
  10. Interjeição
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Análise morfológica



Respostas:
Quando – conjunção (temporal)
Um – artigo indefinido
Até – preposição
Mais – advérbio de intensidade
Para – verbo (parar)
E – conjunção (aditiva)
Pressa – substantivo
Eu – pronome pessoal reto
É – verbo (ser)
Rara – adjetivo
Enquanto – conjunção (temporal)
A – artigo definido
Mal – substantivo
Isso – pronome demonstrativo
Vai girando – locução verbal
Veloz – adjetivo
De – preposição
Paciência – substantivo

ANÁLISE SINTÁTICA
A análise sintática encarrega-se de examinar, classificar e reconhecer as estruturas da sintaxe, isto é, os períodos, as orações e os termos das orações.
A análise sintática segue uma sequência lógica: a frase é composta de períodos, o período é decomposto em orações, as orações em sintagmas, onde podemos definir os termos e estes são analisados.
Você pode fazer exercícios sobre sintaxe, depois confira as respostas.

Divisão das sentenças

Cada estrutura do corpus possui uma classificação diferente - a sentença.

Uma frase é todo trecho que possui sentido. Oração é uma frase, ou parte de uma frase que possui estrutura sintática completa ou quase completa. Em uma frase podem existir uma ou mais orações. Existem vários tipos de orações, são classificadas de acordo com sua função sintática na frase. Se uma oração depende da outra chamamos uma de principal e a outra de subordinada. Se uma não depender da outra, chamamos de coordenada. O período é classificado de acordo com a quantidade de orações que há na frase. Se houver apenas uma oração, o período é simples, se houver mais, ele é composto. Chamamos de núcleo a palavra que exerce maior função em um termo. Caso houver relação de subordinação de termos com o núcleo, haverá o sintagma.
Fonte: Wikilivros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.