LIVRO
COMO INCENTIVAR O HÁBITO DA LEITURA
FASES DA
LEITURA
Segundo Schiebe-Lippert e A. Beinlinch
a)Idade
dos livros de gravuras e dos versos infantis (2 a 5 ou 6 anos). Separação entre
ego e meio ambiente.
b) Idade
do conto de fadas (de 5 a 8 ou 9 anos). Suscetível a fantasia.
c) Idade
das “histórias ambientais ou leitura fatual” (de 9 a 12 anos). Orientação do
mundo concreto (real).
d) Idade
das histórias de aventuras (de 12 a 14 ou 15 anos). Começamos a tomar
consciência da própria personalidade.
e) Os
anos de maturidade ou “desenvolvimento da esfera estético-literária da leitura”
(de 14 a 17 anos). Desenvolvimento dos valores e planos de vida.
TIPOS DE
LEITOR
Tipo
Romântico: Preferência
pelo mágico.
Tipo
Realista: Rejeita
o conto de fadas
Tipo
Intelectual: Busca
explicação para tudo.
Tipo Estético: Dar
preferência a poesias por gostar do ritmo e do som das palavras.
TIPOS DE
LEITURAS
a) Leitura
Informativa: Serve de orientação na vida e no mundo.
b) Leitura
Escapista: Remonta a satisfação dos desejos. (Fuga da realidade).
c)Leitura
Literária: Também constitui uma fuga da realidade. (Símbolos do cotidiano)
d) Leitura
Cognitiva: Anseia a compreensão de si mesmo, dos outros e do mundo.
PASSAPORTE
DO LEITOR : Instrumento adotado em escolas austríacas para medir progresso na
leitura das crianças o que se tornou um excelente meio de aumentar o interesse
pela leitura.
METÓDOS
PARA INDUÇÃO DA LEITURA
Leitura
em sala de aula
Leitura e
discussão em grupo
Leitura
individualizada na sala de aula.
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura .
Tradutor, Octávio Mendes Cajado. 6. ed. São Paulo: Ática, 1995.
Adaptação
da fonte: http://www.slideshare.net/Mailson63951414/tipos-de-leitura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário.