A PAZ SE CONSTRÓI A
CADA INSTANTE
Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas e para sempre. Então, pensam bastante em tudo o que é preciso fazer para construí-la e evitar a guerra.
A paz pode ser semeada em
qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a história do
mundo, quando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentes, quando reagimos
diante das injustiças.
Na escola, os maiores chantageiam os menores.
Um dos alunos vai falar com o diretor para acabar com essa chantagem: esse
aluno, não fechando os olhos para o que acontece, reagindo, está construindo a
paz. O diretor procura os aproveitadores, aplica-lhes uma punição e explica por
que estão sendo punidos: ele está construindo a paz.
Aparece um artigo no jornal
propondo que se proíba a transmissão de jogo de futebol pela televisão.
Milhares de pessoas reagem e publicam artigos para dizer que não estão de acordo: elas ajudam a construir a paz.
Milhares de pessoas reagem e publicam artigos para dizer que não estão de acordo: elas ajudam a construir a paz.
Os líderes de todas as religiões
do mundo se reúnem para falar do que tem em comum, de tudo o que é semelhante
em suas crenças, da importância da vida. Mostram que é possível dialogar; mesmo
não estando de acordo em tudo: eles constroem a paz.
Os homens optam por não
esquecer o passado: juntos, lembram-se do fim de uma antiga guerra. Certo dia,
em suas famílias ou comunidades, os mais velhos contam aos jovens como aquela
guerra começou, como era a vida naquele período, o que poderiam ter feito para
evitá-la: eles constroem a paz.
Em diversas cidades da Europa,
por exemplo, para recordar o fim da Segunda Guerra Mundial, os homens
construíram monumentos em homenagem aos que morreram lutando. Assim, as pessoas
não se esquecem de que a guerra existe e que é necessário prestar atenção para
que ela não volte.
Nas escolas, os professores
ensinam História. E, juntamente com os alunos, tentam compreender por que as
guerras explodem em todo o mundo. Raciocinam em conjunto e se perguntam: será
que elas podem voltar a acontecer? O que pode ser feito para evitá-las? Agindo
assim, eles constroem a paz.
BRIGITTE LABBÉ: Michel Puech. A guerra e a paz. São Paulo:
Scipione, 2002.
Por dentro do texto
1) Segundo
o texto, a paz é algo que acontece espontaneamente? Justifique.
2)
Quais ações apontadas no texto semeiam paz
entre as pessoas?
3)
A conquista da paz é a garantia de que ela se
estabeleceu definitivamente? Comente.
4)
A luta pela paz é necessária apenas diante
das grandes guerras ou também nas pequenas situações do dia a dia? Por
quê?
5)
Redija um parágrafo, respondendo: O que você
faz ou pode fazer para construir um mundo pacífico?
Releia o seguinte trecho: A paz se constrói a cada instante
Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas e para sempre. Então, pensam bastante em tudo o que é preciso fazer para construí-la e evitar a guerra.
A paz pode ser semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a história do mundo, quando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentes, quando reagimos diante das injustiças.
Releia o seguinte trecho: A paz se constrói a cada instante
Muitos homens sabem que a paz não se estabeleceu de uma vez por todas e para sempre. Então, pensam bastante em tudo o que é preciso fazer para construí-la e evitar a guerra.
A paz pode ser semeada em qualquer lugar, o tempo todo. Ela se constrói quando aprendemos a história do mundo, quando dialogamos com aqueles que têm ideias diferentes, quando reagimos diante das injustiças.
6) Assinale a afirmação que está de acordo com a opinião do texto:
a)
Não é necessário pensar sobre a questão da
paz, só da guerra.
b) A
paz não evita a guerra.
c) A paz
é para se construir a todo instante, em qualquer lugar e nas diversas
situações.
d) Devemos
semear a paz somente nos grandes momentos da vida.
e) A paz
é algo que se constrói no dia a dia sem a necessidade de refletirmos sobre ela.
6) Para
os autores defenderem uma opinião foi suficiente apenas apresentá-la?
Justifique sua resposta.
8) Por que usamos uma explicação para defender uma opinião,uma ideia?
8) Por que usamos uma explicação para defender uma opinião,uma ideia?
RESPOSTAS:
1- Não. São as pessoas que semeiam, constroem a paz.
2- Aprender com a história, dialogar com o diferente, reagir diante das injustiças com cidadania.
3- Não. É preciso pensar e construir a paz o tempo todo.
4- A luta pela paz é também necessária nas pequenas situações do cotidiano, porque a violência não está só na guerra entre nações, está em casa, na família, no trabalho, nos espaços de lazer, nas cadeias, em diversos espaços públicos.
5- RESPOSTA PESSOAL.
6- Letra C.
7- Não. É necessário apresentar uma explicação, uma razão para o seu ponto de vista.
8- Para sustentar, fundamentar o nosso ponto de vista e convencer outra(s) pessoa(s) daquilo que pensamos.
PRODUÇÃO DE
TEXTO
CONTINUE O TEXTO ABAIXO. USE SUA
IMAGINAÇÃO. INVENTE UMA HISTÓRIA BEM
ENGRAÇADA E CÔMICA. NÃO ESQUEÇA DO TÍTULO. SEU TEXTO DEVERÁ TER 15 LINHAS.
ENGRAÇADA E CÔMICA. NÃO ESQUEÇA DO TÍTULO. SEU TEXTO DEVERÁ TER 15 LINHAS.
TÍTULO_________________________________________________
De repente, eu estava passando por uma rua deserta e escura. Quando ouvi barulho de passos vindos atrás de mim. Não tive coragem de olhar para trás. Avistei um beco corri e entrei nele para me esconder.
Leia os dois parágrafos a seguir. Desenvolva o
segundo parágrafo, introduzindo um conflito que envolva os personagens.
'' Tinham alguma experiência em fazer caminhadas, sempre em
trilhas já demarcadas ou com a ajuda de um guia. Desta vez, entretanto,
resolveram caminhar por uma trilha mais afastada e foram sozinhos. Pela manhã,
tudo cheirava a aventura: a mata mais densa acompanhava a trilha, o solo
irregular dificultava o percurso, mas prosseguiam assim mesmo.
A tarde foi caindo e perceberam
que já era hora de voltar, porém__________________________
Fonte: http://provasdeportugues.blogspot.com.br/
Interpretações com gabarito
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