Image Map
Image Map

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Mazzaropi

Fonte: https://youtu.be/YJvmriN86Ms
Amácio  Mazzaropi  (1912-1981)
Mazzaropi nasceu no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Aos 18 anos fugiu de casa para acompanhar o espetáculo ambulante do faquir Ferris. Viajando pelo interior do país, teve a ideia de fazer o papel de caipira. Em 1940, criou a sua Companhia de Teatro de Emergência, que atuava no chamado Pavilhão Mazzaropi, um barracão de zinco que montava e desmontava.
Depois, criou a Trupe Mazzaropi, com repertório fixo. Em 1948, foi contratado pela Rádio Tupi do Rio de Janeiro, onde trabalhou no programa “Rancho Alegre”, dirigido por Cassiano Gabus Mendes.
Convidado pela Vera Cruz, em 1951, fez seu primeiro filme: Sai da frente. Em 1958, com recursos próprios, comprou uma fazenda em Taubaté e montou a Pam Filmes — Produções Amácio Mazzaropi. O primeiro filme que fez foi Chofer de praça.
‘No ano seguinte, com Jeca Tatu, encarnando o personagem criado por Monteiro Lobato, o típico caipira de calças pula-brejo, paletó apertado, camisa xadrez e botinas, conquistou a maior bilheteria do cinema nacional. O sucesso persistiu nas décadas de 1960 e 1970.
Ao todo, Mazzaropi fez 32 longas-metragens, contando histórias que abordavam o racismo, a religião, a política e até a ecologia, com simplicidade e bom humor, falando “a língua do povo”, para o povo que o adorava. Mesmo sendo considerado superficial pela crítica e pela elite intelectual, deixou uma marca indelével na cultura nacional. Seus filmes ainda atraem o público no interior do país e são encontráveis em vídeo e DVD.
Disponível em: educação. uol.com.br/biografias/
1. Quando e onde Mazzaropi nasceu?
2. Seu principal personagem é um caipira. De onde ele tirou essa ideia?
3. Descreva como era Jeca Tatu, um de seus personagens mais conhecidos.
4. Releia.
Em 1958, com recursos próprios, comprou uma fazenda em Taubaté - Qual o sentido da expressão grifada?
5. Que tipo de produções a empresa montada por Mazzaropi, a Pam Filmes, fazia? Quais eram os assuntos abordados?
6. Depois de conhecer a biografia de Mazzaropi, você acha que ele foi um artista importante? Por quê?
7- Você já assistiu algum filme de Mazzaropi? Qual?

Quem é Jeca-Tatu?
Fonte: https://youtu.be/EhyN1i1OBII

Jeca-Tatu é um personagem de Monteiro Lobato, criado na obra "Urupês". Ele simboliza a situação do caboclo brasileiro, o qual vive abandonado pelo poder público às doenças, ao atraso e à miséria. Seu personagem representa uma alegoria do homem sertanejo e de moradores da zona rural.


Reflita e compare algumas situações entre as pessoas do campo e da cidade:
  • com relação ao convívio com a natureza (moradia, trabalho);
  • a fartura e a meio de subsistência diante do que a natureza oferece;
  • a música e as tradições (festas, comida, comemorações);
  • o "jeito de falar" caipira e o preconceito sofrido;
  • as chances e oportunidades de realização pessoal;

ZONA RURAL
ZONA URBANA

Reflexão e apoio ao trabalho referente ao material da coleção Agrinho:


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada! Desculpe-me a demora, mas devido a greve tenho ficado mais no colégio do que em minha casa. Que correria! Em breve postarei mais atividades interessantes. Sugiro o uso do grupo secreto do facebook para postagem de atividades, informações e trabalhos aos alunos. Abraços! Geisa

      Excluir

Deixe seu comentário.