Image Map
Image Map

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Poemas para reflexão


O MEU PAPAI NOEL

O meu Papai Noel nada tinha a ver com aquele Papai Noel do qual me falaram quando eu era uma criança.
O meu Papai Noel não era um velho gordo, de barba comprida. 
Ele era jovem, esguio, tinha uma excelente fisionomia e
possuía uma barba não muito longa nem tampouco grisalha.
Os seus olhos transmitiam um misto de piedade e esperança.
O meu Papai Noel não andava sobre um trenó.
Muitas vezes o viram caminhando sobre os montes, sobre as terras quentes dos desertos e
até sobre as águas do mar... Montado no dorso de uma jumenta, um dia,
ele adentrou, triunfante, numa cidade chamada Jerusalém.
O meu Papai Noel não usava gorro.
Cingiram a sua cabeça com uma torturante coroa de espinhos pontiagudos.
O meu Papai Noel não transportava um saco repleto de brinquedos.
Nas costas dele havia uma cruz de madeira rústica, muito pesada, e o
púrpuro líquido que jorrava de seu corpo era o preço do perdão, o sangue da misericórdia.
O meu Papai Noel não chegava às casas através das chaminés.
Ele buscava as portas do coração e da alma.
O meu Papai Noel chama-se Jesus Cristo, o Filho de Deus.
O maior exemplo de amor, de perdão e de bondade já visto no mundo.
Ele é o nosso maior presente!

Poeta e Professor Ivo Júnior (Salgueiro – PE)

PAPAI NOEL SERTANEJO
Imagino um Papai Noel Sertanejo. Um Papai Noel vivendo numa terra seca, no epicentro da caatinga, sob um sol causticante, sobre um chão tórrido. Um Papai Noel sem renas, mas montado num jumento. Um Papai Noel sem gorro, mas usando chapéu de couro. Um Papai Noel magro, artesão, vaqueiro, um herói anônimo. Um Papai Noel residindo distante das cidades grandes. Um Papai Noel que não conhece shopping Center. Um papai Noel que confecciona bonecas de ”sabugos” de milho, bonecos de madeira rústica, carrinhos de latas de óleo comestível, mamulengos de isopor e caroá, além de outros brinquedos a fim de arrancar sorrisos das crianças do lugar. Um Papai Noel super-homem, superando adversidades, rompendo barreiras, enfrentando o estigma das longas estiagens. Um Papai Noel de coração terno, de alma branda. Um Papai Noel honesto, desprovido de orgulho, semianalfabeto, letrado na arte de suportar problemas. Um Papai Noel temente a Deus, um homem simples, um sertanejo.
POETA E PROFESSOR IVO JÚNIOR. ( Salgueiro – PE


SINTO MUITO
Sinto muito, mas neste Natal não irei ao seu encontro.

Enquanto mastigar o peru, lembre-se de mim.
Enquanto tomar um champanhe ou uísque importado, lembre-se de mim.
Enquanto exibir as roupas e os sapatos, adquiridos numa loja de requinte, lembre-se de mim.
Entretenha-se no parque de diversões, coma maçã, coma bolo, coma, enfim, o que convier.
Se porventura alguém perguntar por que não irei ao seu encontro, ainda que duvidando da minha existência, diga que fui visitar os nossos irmãos da caatinga, flagelados da seca inclemente. Fui ter com as criancinhas famintas, andrajosas e tristes que choram, em silêncio, diante da chama fumegante de um candeeiro.
Por favor, amigo, não me telefone. Estarei também com os meninos de rua, nos morros e favelas.
Por favor, não me mande cartas nem telegramas. Estarei nos palcos de guerras e conflitos, tentando tornar flexíveis os corações mais empedernidos.
Por favor, não me mande E-mail. Eu me encontrarei na solidão dos desertos e oceanos. Poderei ser visto, ainda, nos asilos, hospitais, presídios...
Escuta, não é difícil de me encontrar. Facílimo é você não ouvir a minha voz, não entender a mensagem dos meus mansos olhos, não sentir a minha dor profunda.
Mire-se no céu. Está vendo as estrelas? Pensa que são os olhos dos anjos?... É lá onde moro.
Amigo, eu não perco de vista nem um grão de areia de suas pegadas.
Se você quer celebrar o meu nascimento sem lembrar-se de mim, sinto muito mas não irei ao seu encontro, mesmo que você ostente na sala de estar uma enorme Árvore de Natal com um robusto Papai Noel sobre um lindo trenó à luz dos pisca-piscas.
Por favor, procure-me! Você já sabe onde estou... e o seu Natal será o mais belo do mundo. 

Poeta e Professor Ivo Júnior. (Salgueiro-PE)

Obrigada pelos poemas enviados pelo autor. Parabéns! São lindos!

Um comentário:

Deixe seu comentário.