domingo, 24 de novembro de 2013

Como ler e interpretar poemas

Um poema é normalmente intimidador para os alunos. Seja porque ele carrega o nome “poesia”, ou porque ele é normalmente mais denso e mais difícil do que a prosa, ou ainda porque ele é construído com figuras de linguagem, etc.
Confira algumas maneiras de acercar-se da linguagem e o que você deve manter em mente quando for ler um novo poema.

 1. Lembre-se de que um poema é uma comunicação
Só porque se chama poesia, um poema não é necessariamente mais difícil de ler do que uma história, redação ou um artigo de jornal. Um poema é fundamentalmente uma comunicação, talvez não tão direto quando os outros tipos de texto, mas passa uma mensagem, ideia, acontecimento ou sentimento ao leitor. Ou seja, da mesma forma que qualquer tipo de comunicação, ele conecta emissor e receptor.

2. Abra sua mente para primeiras impressões
Quando você estiver diante de um poema, simplesmente leia-o. Não ache que você tem a necessidade de entender completamente a mensagem. Não espere que você tenha que entender todos os trocadilhos e percalços dele. Lembre-se de que, no final das contas, você tem todas as armas para entender um poema: você é humano e experimenta sensações. Você ama, teme, gosta, desgosta, odeia, chora, etc. Um poema pode falar de qualquer coisa; ele geralmente não está contando um fato, mas algum sentimento.

3. Leia o poema de novo
Agora que você terminou de ler pela primeira vez, deve ter uma vaga noção do texto. Quem fala, como ele se sente, o que aconteceu. Pergunte-se: ele está contando uma história? Está defendo uma ideia ou um argumento? Quem está falando? Para quem é a audiência? Existe uma imagem ou metáfora que se destaca? Existem repetições ou rimas memoráveis? O poema tem clímax, ou algum momento dramático, em que o autor muda de opinião, humor ou atitude?

4. Leia o poema em voz alta
O poema tem suas raízes na fala humana. Por isso, muito do significado dele pode estar na forma como ele soa, no ritmo dele. Leia-o em voz alta para ver quais palavras se destacam, nas rimas e na velocidade dele.

5. Momento literário
É mais fácil entender um poema se você souber quando e em qual estilo literário ele foi escrito. Por exemplo, se ele é uma produção arcadista, romântica, realista. Eles mudam drasticamente de escola para escola, por isso, é necessário saber literatura.
 Autor: Universia Brasil

Confira 69 poemas de Casimiro de Abreu para baixar grátis:
10. » Anjo!
19. » Clara
21. » Deus!
22. » Dores

Autor: Universia Brasil

Confira a seguir alguns poemas que marcaram a carreira de Carlos Drummond de Andrade:

deste especial:

Autor: Universia Brasil

Faça o download da obra de Gregório de Matos:
































Outras sugestões de leitura:
Os 10 maiores poemas brasileiros de todos os tempo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.