segunda-feira, 13 de maio de 2013

Análise de livros/filmes

Clique no link: Aulas e idéias: Livros e filmes - Várias leituras

Prova de leitura sobre o livro A Ilha Perdida de Maria José Dupré
1. Quando Henrique viu Simão pela primeira vez ficou muito surpreso. Realmente o habitante da ilha não era uma pessoa comum. Descreva-o a partir da leitura que você fez do livro, isto é, diga o que se lembra em relação ao físico, vestimentas, sentimentos e atitudes.
2. Por qual motivo Simão resolveu ir morar na ilha? Você concorda com estes motivos? Diga o porquê.
3. Cite algumas lições que Henrique aprendeu no tempo que passou com Simão na ilha.
4. Embora o livro tenha sido escrito em 1944, desenvolve um tema muito importante em nossos dias. O que você pode dizer sobre este tema?
5. Desenvolva, abaixo, um pequeno texto narrativo em que você participe de uma aventura na ilha junto com as personagens do livro. Não se esqueça de usar o que aprendemos nas aulas de Produção de Texto. Capriche na letra e tome cuidado com os erros de Português.

Roteiro de leitura de Os Miseráveis, de Victor Hugo 
2ª série - Ensino Médio - 2º período/2010
GABARITO

1. Explique qual foi o fato que mudou a história do protagonista.
Jean Valjean é acolhido por um gentil bispo, que lhe dá comida e abrigo. Mas havia tanto rancor na sua alma que no meio da noite ele rouba a prataria e agride seu benfeitor, mas quando Valjean é preso pela polícia com toda aquela prata ele é levado até o bispo, que confirma a história de lhe ter dado a prataria e ainda pergunta por qual motivo ele esqueceu os castiçais, que devem valer pelo menos dois mil francos.

Este gesto extremamente nobre do religioso devolve a fé que aquele homem amargurado tinha perdido.
2. Depois desse episódio, Jean Valjean pode tornar-se um comerciante e industrial de sucesso e chega ao cargo de prefeito em uma pequena cidade, acobertado sob um nome falso. Que nome Jean Valjean adota a partir de então?
Ele se apresenta como o Sr Madeleine.
3. Na descrição que Victor Hugo faz da vida do personagem Jean Valjean, podemos observar que há o cuidado de evidenciar as circunstâncias que o levaram ao crime:

Jean Valjean, de humilde origem camponesa, ficara órfão de pai e mãe ainda pequeno e foi recolhido por uma irmã mais velha, casada e com sete filhos. Enviuvando a irmã, passou a arrimo da família, e assim consumiu a mocidade em trabalhos rudes e mal remunerados (...). Num inverno especialmente rigoroso, perdeu o emprego, e a fome bateu à porta da miserável família. Desesperado, recorreu ao crime: quebrou a vitrina de uma padaria para roubar um pão. (...) Levado aos tribunais por crime de roubo e arrombamento, foi condenado a cinco anos de galés. (...) Mesmo na sua ignorância, tinha consciência de que o castigo que lhe fora imposto era duro demais para a natureza de sua falta e que o pão que roubara para matar a fome de uma família inteira não podia justificar os longos anos de prisão a que tinha sido condenado.

Responda: a adesão de Jean Valjean ao crime foi voluntária?
Não, mais do que uma questão de gosto ou preferência pessoal por uma vida irregular, tratava-se de uma situação social que deveria ser encarada francamente pela sociedade em geral e pelas autoridades políticas em particular:

4. O Sr. Madeleine toma conhecimento do caso de Fantine. De que modo ele tenta ajudá-la?
Ele tenta prover as necessidades de Fantine e tenta trazer a filha para perto da mãe. Mas Fantine morre e o Sr. Madeleine adota Cosette.

 5. Que destino tem esse casal [Thénardier] no final do romance?
No final do romance, com a senhora Thénardier morta na prisão, senhor Thénardier e Azelma viajam aos EUA, onde ele se torna um comerciante de escravos.

6. Identifique, brevemente, as seguintes personagens secundárias do romance:
Bienvenu ou Benvindo, Bispo de Digne (Charles François Myriel) –
Um sacerdote idoso e gentil, que é promovido a bispo por um encontro casual com Napoleão. Ele salva Valjean de ser preso após roubar sua prata e o convence a mudar de comportamento. Bienvenu morre com 82 anos, cego.

Baptistine e Madame Magloire –
Respectivamente, irmã e empregada doméstica do Bispo Myriel. Baptitstine ama e venera o seu irmão. Me. Magloire teme que ele deixe a porta aberta para estranhos.

Gervais –
Um garotinho que deixa cair uma moeda. Existem duas perspectivas sobre o encontro de Jean Valjean com ele. Segundo uma delas, Valjean, ainda um homem de mente criminosa, coloca o pé sobre a moeda e se recusa a devolvê-la ao menino, apesar dos protestos de Gervais. Quando o menino foge de cena e Valjean vem a seus sentidos, lembrando de que o bispo tinha feito por ele, ele sente vergonha do que fez e busca pelo menino, em vão. Outra interpretação desta cena é que Jean Valjean não sabia que ele estava pisando sobre a moeda, mas depois percebe que a moeda estava sob seus pés e se sente horrível.

Fauchelevent –
Valjean salva a vida de Fauchelevent quando levanta uma carroça debaixo da qual ele estava preso, e depois arruma para ele um emprego como jardineiro num convento emParis. Fauchelevent mais tarde vai retornar o favor dando abrigo a Valjean e Cosette no convento, e emprestando o seu nome para Valjean.

Senhor Gillenormand –
Avô de Marius. Monarquista, ele tenta impedir Marius de ser influenciado por seu pai, um oficial do exército de Napoleão. Discorda de Marius em assuntos políticos, e eles têm várias discussões. Durante seu conflito perpétuo de ideias, ele não demonstra o seu amor pelo neto. fonte: http://pessoal.educacional.com.br/up/2600001/655287/t1314.asp

Outras sugestões:
Fichamento de livro ou texto: http://www.slideshare.net/gens/como-fazer-fichamento-de-texto-ou-livro-427545


QUESTIONÁRIO
1) Você gosta de ler?
2) Que tipo de leitura você faz?
3) Se você não gosta de ler, aponte os motivos.
4) Você faz a leitura de um livros até o final?
5) Caso a sua resposta seja negativa, qual o motivo de não terminar a leitura?
6) A família tem hábito de ler?
7) Você já comprou livros?
 8) Quantos livros você compra por ano ou os empresta?
9) Em que local você prefere ler?
10) Qual tema você gosta de ler?
11) Para você, o que é ler?
12) Você percebe a diferença entre pessoas que leem e as que não leem? Cite algumas diferenças.
13) Registre o nome de todas as obras e seus respectivos autores que você leu neste ano.
14) Faça uma resenha de cada obra lida por você neste ano.
15) Sugira uma ação para chamar a atenção de outros leitores e de não leitores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.