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terça-feira, 19 de março de 2013

Meu pé de laranja lima



O menino Zezé, filho de uma família muito pobre, cria um mundo de fantasia para se refugiar de uma realidade exterior áspera. Assim é que um pé de laranja-lima se torna seu confidente, a quem conta suas travessuras e dissabores. No hostil mundo adulto ele encontra amparo e afeto em algumas pessoas, sobretudo em Manuel
Valadares, o Portuga, uma figura substituta do pai. A vida, porém, lhe ensina tudo cedo demais.
Gênero textual: Sinopse 
 O meu pé de laranja lima - José Mauro de Vasconcelos

Retrata a história de um menino de seis anos chamado Zezé, que pertencia a uma família muito pobre e muito numerosa. Zezé tinha muitos irmãos, a sua mãe trabalhava numa fábrica, o pai estava desempregado, e como tal passavam por muitas dificuldades, pelo que eram as irmãs mais velhas que tomavam conta dos mais novos; por sua vez, Zezé tomava conta do seu irmãozinho mais novo, Luís.
Zezé era um rapazinho muito interessado pela vida, adorava saber e aprender coisas novas, novas palavras, palavras difíceis... que o seu tio lhe ensinava. Contudo, passava a vida a fazer traquinices pela rua, a pregar partidas aos outros e muitas vezes acabava por ser castigado e repreendido pelos pais ou pelos irmãos, que passavam a vida a dizer que era um mau menino, sempre a fazer maldades. Todos estes fatores e o fato de não passar muito tempo com a mãe, visto que esta trabalhava muito, faziam com que Zezé, muitas vezes, não encontrasse na família o carinho e a ternura que qualquer criança precisa.
Ao mudarem de casa, Zezé encontra no quintal da sua nova moradia um pequeno pé de laranja lima, inicialmente a idéia de ter uma árvore tão pequena não lhe agrada muito, mas à medida que este vai convivendo com a pequena árvore e ao desabafar com esta, repara que ela fala e que é capaz de conversar consigo, tornando-se assim o seu grande amigo e confidente, aquele que lhe dava todo o carinho que Zezé não recebia em casa da sua família.
Ao longo da história vão acontecendo vários episódios na vida deste menino, uns mais alegres, outros mais tristes, que nos transmitem uma grande lição de vida e do modo como agir perante diversas situações, pois apesar de ter apenas cinco anos, Zezé já tinha atitudes que qualquer criança comum nunca teria, fazendo-nos então pensar um pouco à cerca de nós mesmos e das nossas atitudes perante determinadas situações.


Verificação da aprendizagem da leitura - Meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos
Aspectos gerais:
TÍTULO DO LIVRO:
AUTOR:                                                                    EDITORA;                                                                 
ILUSTRADOR;                                                         GÊNERO:                                       
Nº DA EDIÇÃO:                                                         ANO

A.    Biografia do autor

B.    Questões subjetivas do livro
1- “Quando vi mesmo que estava perdendo tempo, saí danado da vida e ganhei novo o mundo da rua.”
Observe a expressão sublinhada e indique a causa, de acordo com o contexto do livro, de Zezé considerar a rua como o mundo.

2- Explique, com suas palavras, o significado das expressões destacadas:

“A casa foi-se vestindo de silêncio como se a morte tivesse passos de seda.”

3- Durante a leitura, podemos perceber como era a relação de Zezé com seu pai.

a- Descreva essa relação.
b- Identifique   o fator que contribui para que a relação seja conforme você descreveu.
4- O pé de laranja lima é muito importante na vida de Zezé.

RESPONDA:
a- Que critério Zezé adotou para escolher o pé de laranja lima como árvore?

b- Zezé colocou dois nomes em sua árvore. Quais são eles?
c- Como era a relação de Zezé com sua árvore:
1- antes da amizade com o Portuga?
2- depois da amizade com o Portuga?

C. Atividades objetivas do livro
1. Manuel Valadares era:
a) o maquinista do Mangaratiba                          
b) o maior amigo de Zezé
c) vendedor de cordel                                          
d) tio de Zezé.

2. A nacionalidade de Manuel Valadares era
a) brasileira                    
b) africana                      
c) japonesa                      
d)portuguesa

3. Os dois irmãos que Zezé mais gostava eram
a) Totoca e Glória          
b) Totoca e Luís             
c) Jandira e Totoca                  
d) Glória e Luís

4. Um dos maiores problemas de Zezé, durante toda a narração, era
a) o trabalho do pai.                                            
b) o desemprego do pai.
c) o desemprego da mãe.
d) o trabalho da mãe.

5. Todos os adjetivos abaixo qualificam Zezé, exceto:
a) precoce                      
b) esperto                       
c) traquinas                    
d) preguiçoso

6. Zezé sonhava. Sonhava muito. São exemplos desses sonhos, exceto:
a) a conversa com Minguinho.                            
b) a conversa com Luciano.
c) as surras que tomava.                                      
d) o passeio ao zoológico.

7. Segunda Zezé, sua professora, Dona Cecília Paim, não recebia flores porque
a) era ruim            
b) não gostava                
c) era feia              
d) batia nos alunos

8. “– Não falo agora, mas estou pensando. E quando eu crescer, vou matar o senhor.” O senhor, nessa passagem, refere-se
a) ao pai de Zezé.           
b) a seu Ariosvaldo.                
c) a Manuel Valadares.            
d) a Totoca.

9. “Foi um dia pai d’égua.” “Vicente CÉLÉstino”  Essas falas são
a) do baiano Ariosvaldo.                                     
b) do português Manuel Valadares.
c) do pai de Zezé.                                       
d) de Totoca.

10. O capítulo quarto se intitula: “Duas surras memoráveis.” Elas aconteceram
a) por causa da cobra de meia.                   
b) por ter xingado a irmã.
c) injustamente.                                          
d) por causa de palavrão.
Fonte: Adaptação da internet

2 comentários:

  1. We're working this book, it's very good, It's already the film the pupil is loving it! In the city from Pedro Canário-ES.

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