Image Map
Image Map

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Projeto Jovens Leitores

Projeto de incentivo à leitura aumenta desempenho de alunos em sala de aula


                                 Acesse o site: http://onorteonline.blogspot.com.br/
Estratégias



1ª TAREFA: FLASH/SABER-SABER

Momento leitor:

Os leitores são convidados a formar equipe (4 ou 5 pessoas) e se aconchegando num canto para ler. Em seguida, os alunos são fotografados lendo e posteriormente recebem uma fita colorida para amarrar no braço para marcar cada equipe.  
 
     Momento Piquenique: 
    Todos os alunos se reúnem por em equipe no gramado e começam a saborear e compartilhar seus lanches apetitosamente.

     2ª TAREFA: Circuito/ SABER-CRER
    Primeiramente a professora orienta os convidados/jurados, em voz alta, de como pontuar as tarefas cumpridas por cada equipe. 
    
     Momento Gincana:
  •      Melhor resposta interpretativa da frase sugerida do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine Saint-Exupèry.     
  •       Vale pontos para 1ª equipe que acertar o autor do fragmento lido pela professora. (obra já estudada em sala de aula)
          Sugestões I: O Pequeno Príncipe

“   "Tu julgarás a ti mesmo – respondeu o rei. – É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.” 
 '
    "As pessoas veem estrelas de maneiras diferentes. Para aquelas que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para os sábios, elas são problemas. Para o empresário, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém, terás estrelas como ninguém nunca as teve...”
“  

"   "A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa.
- Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos,
os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!" 



     "Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.
Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo.
Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”
   
"  "Talvez esse homem seja mesmo um tolo. No entanto, é menos tolo que o rei, que o vaidoso, que o empresário que o beberrão. Seu trabalho ao menos tem um sentido. Quando acende o lampião, é como se fizesse nascer mais uma estrela, ou uma flor. Quando o apaga, porém, faz adormecer a estrela ou a flor. É um belo trabalho. E, sendo belo, tem sua utilidade.”
 
   "Tu não és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo.       E eu serei para ti a única no mundo...” 

   "Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. Os teus me chamarão para fora da toca, como se fossem música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim não vale nada. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando tiveres me cativado. O trigo, que é dourado, fará com que eu me lembre de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...”

    "As estrelas são belas por causa de uma flor que não se pode ver...”

  "Deveria ter percebido sua ternura por trás daquelas tolas mentiras. As flores são tão contraditórias! Mas eu era jovem demais para saber amá-la.”

    "As pessoas são solitárias porque constroem muros ao invés de pontes."

     "O que quer dizer cativar? É uma coisa muito esquecida... Significa laços.”
“    Eis o meu segredo: é muito simples, só se vê bem com o coração.”
"   
   "Se já construístes castelos de areia no ar, não te envergonhes deles, constroe agora os      alicerces."

    "O essencial é invisível para os olhos..."

“  "– À noite, tu olharas as estrelas. Aquela onde moro é muito pequena para que eu possa te mostrar. É melhor assim. Minha estrela será para ti qualquer uma das estrelas. Assim, gostaria de olhar todas elas... Serão todas suas amigas. E, também, eu lhe darei um presente...”
  •  Sugestões II - Quiz do livro O menino do Dedo Verde,

1 - Qual é o nome do Menino do Dedo Verde?

Tistu

2 - Qual é o nome da cidade do Menino do Dedo Verde?
Mirapólvora
3 - Qual a aula que Tistu tem que mais gosta?
Jardinagem
4.  Qual é o efeito do Dedo Verde que Tistu tem?
Nascer flores onde passar o dedo
5 - Onde Tistu passa nas suas aulas?
Na cadeia, na favela,no hospital,na fábrica de canhões e na estufa
6 - Qual é o novo nome da cidade depois de fatos acontecidos?
Miraflores
7 - Qual é o nome dos professores de Jardinagem, Ordem e Medicina nesta ordem?
Sr. Bigode,Sr. Trovões e Dr. Milmales
8 - Seu pai trabalha com o quê?
 Fabricador de Canhões
9 - Qual é o nome do Pônei que Tistu mais gosta?
Ginástico
10 - No final do livro,a família dele descobre que ele era o quê?
Um anjo
  
DINÂMICA: CAÇA AO TESOURO
 Faça uma conexão de um lado ao outro de uma localidade por onde passa as pessoas
e tudo que for necessário. Posso estar sobre a água ou viaduto, etc.


Relatório feito pela aluna referente ao 1º Piquenique da Leitura


O Piquenique da Leitura foi realmente um grande sucesso, que teve por incentivo fazer com que os alunos se interessassem mais pela leitura de um modo extremamente diferente, ao ar livre, em um ambiente agradável, com boas observações e melhor ainda, relaxante.

As “brincadeiras de incentivo” foram exatamente de acordo com todos os livros que já estudamos e lemos, tais como O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.

A brincadeira foi assim: a professora nos dividiu em grupos por cores, cada um sentou em uma parte do gramado, então a professora entregou a cada grupo um papelzinho com o trecho de um livro, no qual nós deveríamos adivinhar de qual livro ou autor o trecho pertencia. Na medida em que fomos marcando pontos, uma equipe de “jurados” foi anotando.

Tivemos muitas outras brincadeiras, como dançar, cantar... E o mais legal, caça ao tesouro, no qual o tesouro seria um livro.

Eu, pessoalmente, aprendi muito e percebi que a leitura e a imaginação estão em todos os lugares, ou melhor, não somente na escola ou nos livros.

Comentei com meus colegas sobre o que eles acharam, e, obviamente eles me disseram que o 1º Piquenique da Leitura foi o jeito mais fácil e mais interessante de se aprender. Eu acho que todos professores deveriam fazer isso pelo menos uma ou duas vezes no ano. Isso para testar o conhecimento dos alunos como nossa professora Geisa e a Zani (nossa parceira) fizeram conosco.

No ano que vem, pretendemos repetir a dose, pois o Projeto Jovens Leitores não acaba por aqui. Se tudo der certo sempre estaremos com novidades e espero que nossa professora tenha novas ideias!!!  Hahaha...:)

Autora: Daniele de L. Ribeiro -7º “B”, uma jovem leitora que vive em São João do Ivaí – PR e estuda na instituição de ensino Colégio Estadual Arthur de Azevedo – EFMPN.

Obs.: Nas dinâmicas presenteamos os alunos com os livros que ganhamos da Fundação Itaú (meus filhos já leram).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.