Image Map
Image Map

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Consciência Negra

Fonte: http://i498.photobucket.com/albums/rr345/Afrosalas_14/racismooooo2.jpg

Institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: 
          Art. 1o É instituído o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. 
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. 
Brasília, 10 de novembro de 2011; 190o da Independência e 123o da República. DILMA ROUSSEFF
Mário Lisbôa Theodoro
Este texto não substitui o publicado no DOU de 11.11.2011

A data de 20 de Novembro foi escolhida para a celebração do Dia da Consciência Negra por ser esse o dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. 1695 foi o ano da morte de Zumbi.
No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

Origem do Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.

História de Zumbi

No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de raça negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.
Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravista que vigorava, e eram o principal motor responsável pela preservação da cultura africana no Brasil.
Zumbi lutou até à morte contra a escravidão, que só viria em 1888, com a abolição oficial da escravatura.A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em em 1888, 193 anos após sua morte.
VÍDEOS - YOU TUBE
"Vista a Minha Pele" é uma divertida paródia da realidade brasileira. 
Serve de material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala de aula.

A cultura negra no Brasil

Fonte:  http://youtu.be/AszF5bp3Kd4

Personalidades Negras

O vídeo retrata algumas personalidades negras que marcaram a história 
no mundo e alguns artistas negros que fazem sucesso na atualidade.

Tradição africana

Viagem na Cultura Africana, neste Estudo Audiovisual visando 
uma Exposição de História.Criado por Marcos Vinicius M.


MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA


SUGESTÃO DE FILMES
Ø  A COR DA CULTURA
Ø  A COR PÚRPURA
Ø  À ESPERA DE UM MILAGRE
Ø  CIDADE DOS DEUS
Ø  CIDADE DOS HOMENS
Ø  UMA BREVE HISTÓRIA DO FUTEBOL
Ø  UMA ONDA NO AR
Ø  VISTA MINHA PELE
Ø  OLHOS AZUIS
Ø  PELÉ ETERNO

Regras de brincadeiras e jogos


Como jogar bola de gude    - por Cíntia Costa
Como jogar 
Existem vários jeitos diferentes de jogar, mas a base de todos é tentar acertar bolas nas áreas delimitadas (linhas, círculos, buracos) e nas dos adversários, podendo conquistá-las para si ou não. Depende se os participantes combinaram de jogar para valer, ou seja, concordando em perder as bolinhas se for o caso (“à vera”, “à ganhe”) ou se no fim do jogo cada um volta para casa com as mesmas bolinhas que levou (“à brinca”, “à brinques”).

iStockphoto/Ron Bailey

Veja alguns dos jeitos mais populares de brincar com bolas de gude.
Com buracos no chão
  • Lóca
Faça um buraco no chão. De uma distância de aproximadamente 3 metros, cada jogador deve tentar “enlocar” a bolinha (acertá-la no buraco). Quem conseguir, ganha uma bola de cada jogador. Quem errar vai para o fim da fila. Ganha o jogo quem conquistar mais bolas adversárias.
  • Búlica, borroca ou três covinhas
Faça três buracos (borrocas) em linha no chão de terra com uma distância de cerca de 2 metros entre cada. Para decidir quem começa, cada participante joga uma bolinha em direção à última borroca e ganham preferência os que chegarem mais perto.
O jogador começa lançando uma bola em direção à primeira borroca. Se errar, passa a vez para o próximo. Se acertar, tenta novamente, mirando a segunda borroca dessa vez, ele continua jogando se acertar dentro ou se a bolinha cair a menos de um palmo de distância. Se acertar uma bolinha adversária no caminho e afastá-la do alvo, melhor ainda.

O objetivo é acertar as três borrocas em sequência, na ida e na volta. Quando acertar a primeira borroca pela segunda vez, ele ganha o direito de “caçar” as bolinhas dos adversários. Isso significa que as bolinhas que ele acertar com a sua ficam para ele.
  • Oca
Desenhem um círculo de cerca de 3 metros de diâmetro e façam um buraco bem no meio, um pouco maior que o tamanho de uma bola de gude. Todos os jogadores jogam uma bola em direção ao buraco. O objetivo então é tentar “encaçapar”.
  • Box
Faça quatro buracos no chão formando um “L” (três em linha formam a perna maior da letra e um quarto, ao lado do último, forma a perna menor). O jogador deve atirar sua bolinha em direção ao primeiro buraco. O objetivo é percorrer o L acertando cada um dos quatro.
Sempre que erra, o jogador passa a vez para o próximo e, quando chega novamente sua vez, volta a jogar de onde parou. Por isso, vale também atrapalhar a vida dos outros jogadores ao usar sua vez para acertar a bolinha de alguém e afastá-la do alvo.
Quando um jogador consegue percorrer todo o L, ele ganha o direito de "sair à caça": cada bolinha que ele acertar passa a ser sua.
Sem buracos no chão
  • Triângulo

iStockphoto/Ron Bailey
Desenhe um triângulo no chão e coloque três bolinhas de cada jogador dentro. Em alguns países e Estados do Brasil, as crianças desenham círculos. Os jogadores têm o objetivo de “matar” as bolinhas dos adversários. Para isso, jogam uma bola contra a do adversário, tentando tirá-la de dentro do espaço, usando uma das suas para “tecar” (acertar de leve) as do outro e tirá-las do espaço delimitado. A bola que ele jogar não pode ficar dentro do triângulo, senão ele perde a vez. Ganha quem conquistar o maior número de bolas.
  • Mata-mata
É a mais simples das modalidades: cada jogador deve tentar acertar a bolinha jogada pelo anterior e, assim, ganhá-la para si. O jogo começa com uma bolinha grande colocada no chão, em espaço livre. O primeiro jogador tenta acertá-la, o segundo mira a bolinha do primeiro e assim por diante. O jogo só acaba quando os participantes quiserem.
Disponível em: http://criancas.hsw.uol.com.br/bola-de-gude1.htm e acesso: 20Ago2012.