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quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Projeto Jovens Leitores



PROPOSTA PEDAGÓGICA - Jovens Leitores
NRE: Ivaiporã - PR
MUNICIPIO: São João do Ivaí- PR
ESCOLA: Colégio Estadual “Arthur de Azevedo” – EFMPN.
TÍTULO: O lúdico através da leitura – prazer visando os clássicos universais
aaAUTORA: Geisa Maria Martins Mota
TURMA: 8º ano “B’
ABRANGÊNCIA: Língua portuguesa com interdisciplinaridade com outras turmas e disciplinas afins
Justificativa
O Projeto Jovens Leitores propõe O lúdico através da leitura – prazer visando os clássicos universais, o qual tem por objetivo incentivar a leitura crítica e reflexiva dos estudantes do Colégio Estadual “Arthur de Azevedo” – EFMPN, principalmente direcionados ao 8º ano “B”. Conforme as ideias defendidas por SILVA, Ezequiel Theodoro da:


 “... as políticas públicas deveriam focar a escola como o ambiente principal de formação de leitores, centrando os maiores investimentos na área educacional. Ainda cabe dizer que, no Brasil, a política da leitura é confundida com a política do livro, recebendo esta o maior quinhão de verbas (aquisição, distribuição, etc.), deixando os mediadores de leitura de fora do processo.”



Nesse intuito, a proposta insinua promover ações com ideias inovadoras de mobilização dos leitores e não leitores para que os mesmos descubram o gosto do ler e reconheçam a importância da leitura como meio de inserção na sociedade de forma crítica e reflexiva.
Vale esclarecer que: no decorrer do ano 2012, essa pratica de valorizar a leitura nasceu com os alunos do 7º “B”, no período matutino, os quais estudam no referido colégio. Nessa façanha, a maioria da turma se deliciou da leitura e se prontificou elencar novos leitores e não leitores para se juntarem ao clube Jovens Leitores.
De acordo com a sondagem inicial da turma, percebe-se a paixão dos adolescentes pela literatura de massa e ao mesmo tempo, a existência de muitos leitores anônimos. Também ficou evidente que os estudantes querem novidades, dinamismo em práticas criativas e autônomas. Entretanto, o acervo da biblioteca é precário e as instalações não estão devidamente adequadas, mas mesmo assim é possível criarmos situações e ambientes agradáveis de leitura. Basta querer!
A princípio, a ideia era apenas incentivar a leitura na sala de aula, mas aos poucos a turma foi se contagiando pelos livros e criando hábitos de leitura, ou seja, tornando-as mais significativa em suas vidas.
A escola, ou melhor, os professores não devem promover a mesmice no seu cotidiano escolar. A evolução dos tempos requer ousadia de práticas pedagógicas. Não dá tempo de espera por milagres!
Portanto, o lema do grupo é erguer a bandeira em prol do incentivo à leitura-prazer e torná-la significativa na vida dos adolescentes dessa escola.

OBJETIVOS
ü  Despertar a leitura-prazer no educando através de práticas lúdicas para que os mesmos deslumbrem o gosto e reconheçam a importância da leitura, não apenas da literatura de massa, mas também a literatura dos clássicos universais.
ü  Provocar e mobilizar os estudantes através de ações lúdicas para chamar atenção de leitores e não leitores sobre a importância da leitura como meio de inserção crítica na sociedade.
ü  Angariar recursos e/ou patrocínios para melhorar do acervo bibliográfico escolar do colégio e assim disponibilizá-los de forma consciente, criativa e enriquecedora aos leitores e não leitores.
ü  Promover o acesso as TICs, bem como redes sociais (blogs, MSN, facebook, etc) como estratégia motivacional de leitura para melhorar a qualidade do ensino público.
ü  Utilizar o discurso como prática social através da leitura, a escrita e oralidade para que o educando reconheça a diversidade de gêneros discursivos dentre tantas esferas da comunicação.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

A leitura deve ser foco principal nas aulas de língua portuguesa se quisermos formar alunos conscientes e críticos no chão da escola. Para isso, cabe ao professor enfatizar o hábito da leitura diariamente na sala de aula, além disso, os alunos/leitores podem ser ponte para compartilhar experiências e incentivar os não leitores.
Todavia, os objetivos dessa proposta devem permear o desenvolvimento cognitivo com práticas significativas ao estudante e sem deixar de priorizar os conteúdos básicos previstos no currículo. Também é possível promover a interdisciplinaridade com as demais disciplinas afins.
A leitura deve provocar o/a leitor/a, não apenas encantamentos, mas também descobertas de um mundo mágico, efervescente de novidades e conhecimentos ínfimos. Por outro lado, quem não lê, não tem acesso ao conhecimento científico e das novas informações globalizadas, bem como permanecerá na ignorância do saber viver.
Ninguém aprende sozinho e, cabe ao professor/escola, impulsionar condições e trilhar seus alunos para o inusitado caminho do saber elaborado. Por quanto, é a leitura responsável e capaz de despertar o senso crítico rumo às mudanças necessárias no seu meio social. O leitor quando adquire o hábito de ler com competência e criticidade apreende como exercitar sua cidadania. Para Silva (2005, p. 24):

[...] a prática de leitura é um princípio de cidadania, ou seja, o leitor cidadão, pelas diferentes práticas de leitura, pode ficar sabendo quais são suas obrigações e também pode defender os seus direitos, além de ficar aberto às conquistas de outros direitos necessários para uma sociedade justa, democrática e feliz.

Pensando nisso, a implementação apresenta inúmeras estratégias de práticas pedagógicas pensadas e repensadas em melhorar a qualidade do ensino.
Diante do exposto, tais propostas estão focadas num convite à mobilização e a chamada de atenção de leitores e não leitores para saborearem o gosto da leitura-prazer. Algumas dessas práticas já foram elencadas por etapa em 2012, tais como:
ü   Criação do blog Jovens leitores e acesso as outras redes sociais: algumas postagens no blog e outras nas redes sociais através de ações planejadas, outras aleatoriamente positivas ou solicitadas pela turma.
ü  Homenagens especiais ao Centenário de Helena Kolody, ou seja, da escritora paranaense: declamação de haicais e poesias pela turma do 7º “B”, bem como apresentações de vídeos e slides em salas de aula sobre seu valor literário.
ü  Apoio e sugestão de leitura em sala de aula (uma aula por semana e extraclasse) de leituras indicadas, analisadas e livres. A leitura aos poucos contagiando outros alunos/as.
ü  Desfile representativo de leitores na Semana da Pátria: o objetivo de chamar atenção da comunidade em geral sobre a importância da leitura.
ü   Mobilização de leitores através do 1º Piquenique da leitura: a turma do 7º “B” participou de tarefas programadas pela professora regente e sua equipe de apoio com tarefas organizadas, planejadas e diversificadas de obras literárias.
ü   Confecção e exposição de maquetes de obras literárias lidas.
ü  Interação e interdisciplinaridade entre as turmas do 7º “B” (língua portuguesa) versus 7º “A” (LEM-inglês) e parceria dos alguns alunos do 1º “B” do Ensino Médio com oficinas de teatro e preparação para peça teatral Flicts, de Ziraldo (uma adaptação em português/inglês).

A partir de 2013, outras iniciativas deverão serão executadas após ações planejadas junto à Direção, Equipe Pedagógica e demais interessados. Vejamos as sugestões de ações, tais como:
ü  Expandir a ideia de leitura em sala de aula (uma aula por semana e extraclasse) com dinâmicas diversificadas, bem como, valorizar as leituras indicadas, analisadas (por compreensão/interpretação) e livres; também contagiar e aguçar a curiosidade outros alunos/as do referido colégio.
ü  Escolha, por enquete, de um escritor/a para nomear/homenagear a biblioteca do colégio: alguns alunos já selecionados vão apresentar o valor de cada escritor/a e suas respectivas obras literárias.
ü  Sarau Literário: realização de exposições (por stand), declamações, personificações de autor/personagem, dramatizações, painéis, dentre outras ações, utilizando diferentes escritores.
ü  Utilização do blog “Jovens Leitores”, das redes sociais e outro canal pertinente pela escola para promover o valor da leitura como meio de ascensão social do educando à sociedade.
ü  Ênfase do lema do banner e confeccionar lembrancinhas em pergaminhos com a frase de Bill Gates: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.”, tanto nas reuniões pedagógicas e eventos do colégio.
ü  Incentivo à leitura de obras literárias e explorá-las através de adaptações de peças teatrais, de vídeos ou filmes, maquetes, etc.
ü   Valorização da arte literária, cultural e artística local, bem como dos paranaenses, nacionais e estrangeiros, principalmente aos vultos celebrados na mídia.
ü  Mobilização de leitores através de Piquenique da leitura ou outras estratégias sugeridas: as tarefas serão sempre de forma programada e diversificada pela professora regente, sua equipe de apoio e demais envolvidos.
ü  Desfile representativo de leitores na Semana da Pátria.
ü  Incentivo à leitura dos clássicos da literatura, do exercício da criatividade e da autonomia: confecção de cartazes, maquetes, bonecos personificados de escritores, caricaturas, propagandas, desenhos homonográficos e/ou xerox de capas de clássicos da literatura para incentivar a leitura dos mesmos.
ü  E outras estratégias sugeridas no transcorrer da implementação.

AVALIAÇÃO

A avaliação das atividades pedagógicas deverá “à priori” verificar e respeitar os conhecimentos prévios do educando, pois é importante ressaltar o conhecimento adquiridos anteriormente, e assim, mostrar a eles a importância do conhecimento científico para o cidadão saber exercer sua cidadania.
 Em seguida, o professor fará um diagnóstico para conhecer a capacidade leitora de cada aluno/a. Após conhecê-los, eventualmente, o professor e alunos mutuamente, farão o planejamento de ações, dos objetivos e como as metas poderão ser alcançadas durante o ano letivo. A avaliação seguirá as normas já estabelecidas pela escola.
Na implementação deverão ser priorizados e valorizados o interesse, a assiduidade, a motivação, o desempenho, a criatividade, a autonomia, a participação, a colaboração, a mudança de atitudes conceituais, enfim, a melhoria no rendimento escolar de cada educando.
Portanto, a avaliação do educando será de acordo com as normas já estabelecidas no sistema de avaliação da escola.
RESULTADOS ESPERADOS
Ao final da proposta espera-se que o projeto mencionado atinja seu objetivo principal e que sirva de modelo para atuação constante de sua aplicabilidade pela escola e quem sabe, por outras instâncias educacionais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.
COLÉGIO ESTADUAL ARTHUR DE AZEVEDO. Projeto Político Pedagógico. São João do Ivaí, 2011.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa para a Educação Básica. Departamento de Educação Básica. Curitiba, 2009.
_______. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares Estaduais de Gênero e Diversidade Sexual.
_______. Secretaria de Estado da Educação. Cadernos Temáticos Prevenção ao uso indevido de drogas. Curitiba: SEED – PR, 2008.
SILVA, Ezequiel Theodoro. Elementos de pedagogia da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

SITES
Blog jovens Leitores:  http://jleitores.blogspot.com.br/
Leio, logo existo: http://gmmmz.blogspot.com.br/


São João do Ivaí, 31 de janeiro de 2013.

_____________________________________
     Cássio dos Santos Ribas
           Diretor

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