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domingo, 30 de março de 2014

Tutoriais para uso do tablet

Acesse os links:

Bobo da Corte

O que é Bobo da Corte?


O bobo da corte era um personagem engraçado que divertia o rei na Idade Média e estava sempre presente na corte e no teatro popular. Era considerado cômico e muitas vezes desagradável, por apontar de forma grotesca os vícios e as características da sociedade.
Além de fazer a corte rir, ele também declamava poesias, dançava, tocava algum instrumento e era o cerimonialista das festas. O corpo do bobo da corte caracteriza-se pela deformidade e pelo exagero, sendo o excesso uma de suasprincipais características.
O bobo teve origem no Império Bizantino, e no fim das Cruzadas, tornou-se figura comum nas cortes européias, porém não demorou muito para desaparecer, que ocorreu no século XVII. O bobo da corte vestia uniformes espalhafatosos, com muitas cores e chapéus bizarros com guizos amarrados. Sua caracterização inspirou a criação da 13ª carta do baralho, o coringa. Como também o famoso vilão inimigo do Batman, nos filmes e histórias em quadrinhos.
Houve na história, casos de bobos da corte que se envolveram com integrantes da família real, e apenas um caso acabou em tragédia, no século XVI na Espanha, quando o bobo da corte foi assassinado depois de se envolver com a princesa. O  bobo da corte é personagem também nas peças de Shakespeare, como Otelo e Rei Lear, além de dar nome à ópera Rigoletto de Verdi.

Me·nes·trel 

substantivo masculino
1. Poeta medieval.
2. [Figurado]  Cantor e músico ambulante.


"menestrel", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/menestrel 
[consultado em 30-03-2014].


William Shakespeare

Literature :: Poetry / Drama :: Shakespeare

Retrato de Shakespeare
  • Nome completo: William Shakespeare
  • Cidade de nascimento: Stratford-upon-Avon (35 km ao sul de Birmingham, Inglaterra)
  • Batismo: 26/04/1564
  • Morte: 23/04/1616
Sobre a obra
William Shakespeare é reconhecido como o maior escritor da língua inglesa e o mais proeminente dramaturgo do mundo. É frequentemente considerado o poeta nacional da Inglaterra e o "Bardo de Avon" (ou simplesmente "O bardo"). O que sobrou de suas obras consta de 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas em forma de narrativa e vários outros poemas. Suas obras mais conhecidas são Hamlet e Romeu e Julieta, porém, o poema Vênus e Adônis se tornaria a obra mais editada de Shakespeare em toda a sua vida.
Adaptado. Acesse a fonte original, em inglês.
Exemplo de poesia: Vênus e Adônis
Exemplos de peças: Hamlet e Romeu e Julieta

Acesse uma lista de recursos relacionados

Fonte: http://www.lem.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=62

Obras de Shakespeare -
·         Hamlet, Rei Lear, Macbeth, Otelo, A Megera Domada, O Mercador de Veneza, Romeu e Julieta etc.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Classe de palavras


Variedades linguísticas

Nenhuma língua é falada de maneira uniforme pelos seus usuários, pois todas as línguas sofrem muitas variações.Elas podem ser sociais, regionais e de registro. Cada região tem seu sotaque, ou seja, uma maneira peculiar de falar. 
Cuitelinho, de Nara Leão

LEIA OS VERSOS DA MÚSICA:

CUITELINHO

Cheguei na beira do porto
Onde as ondas se espaia
As garças dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai

Aí quando eu vim de minha terra
Despedi da parentaia
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaia
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes bataia, ai, ai, ai

A tua saudade corta
Como aço de navaia
coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
Os óio se enche d’água
Que até as vistas se atrapaia, ai, ai, ai

 Folclore adaptado por Paulo Vanzolini / Antônio Xandó
  • O que você achou da letra dessa música? Você conseguiu entender a mensagem?
  • Leia novamente a música Cuitelinho e depois responda às questões abaixo:
a) Qual a origem do “eu” desta música? De onde ele veio?
b) Como ele descreve a dor da saudade?
c) Revendo o que já apresentamos como conceito de certo e errado na utilização da Língua Portuguesa, podemos dizer que há algum erro no texto? Justifique.

RESPONDA ÀS QUESTÕES COM ATENÇÃO:

1 – A palavra “espalha” possui dígrafo. Assinale a alternativa em que todas as palavras possuem dígrafos:

(A) praia – saudade – terra – olhos
(B) praia – cuitelinho – cheguei – aço
(C) cheguei – cuitelinho – saudade – olhos
(D) cuitelinho – olhos – terra – cheguei

2 – Assinale a palavra dissílaba:

(A) cuitelinho
(B) dei
(C) botão
(D) parentaia


Você sabia...
Que Cuitelinho é um Beija-flor?
·          
O beija-flor também pode ser conhecido por Colibri (nome dado pelos indígenas, que significa “ave resplandecente”) eles deram esse nome ao beija–flor, por causa das cores cintilantes de suas penas.
O beija-flor é a menor ave da natureza. É tão leve que pode se empoleirar em uma simples folha de capim. Seus ovos são tão miúdos que têm o tamanho de uma ervilha. Os filhotes, quando nascem, são menores que um gafanhoto. Uma ninhada inteira cabe em uma colher de chá.
O beija-flor é a única ave que consegue ficar parada no ar. Suas asas batem mais de setenta vezes por segundo. Além disso, ele é capaz de voar em todas as direções e até mesmo em “marcha ré”. Dizem que o inventor do helicóptero (Igor Sirkoski) baseou sua ideia na observação contínua do voo dos beija-flores. No entanto, os helicópteros não podem voar de cabeça para
baixo, os beija-flores podem.


3 – O texto traz informações sobre:

(I) o significado do nome Colibri
(II) as características dos pardais
(III) o voo do beija-flor
(IV) a alimentação do beija-flor
Os itens acima corretos constam na alternativa:

(A) I e III
(B) II e III
(C) III e IV
(D) I e II

4 – O texto apresenta algumas características do beija-flor. Quais são os sinônimos adequados às características apresentadas:

(A) pequeno e brilhante
(B) ligeiro e grande
(C) pequeno e opaco
(D) lento e brilhante

5 – Leia a frase:

O beija-flor é uma ave belíssima!”

Assinale a alternativa em que o adjetivo pode ser usado como uma característica do beija-flor:

(A) paupérrimo
(B) lentíssimo
(C) ligeiríssimo
(D) pouquíssimo

6 – Leia a frase e classifique as palavras em destaque quanto à sílaba tônica:

inventor do helicóptero baseou sua ideia no voo do beija-flor.”

(A) paroxítona – oxítona
(B) oxítona – proparoxítona
(C) proparoxítona – paroxítona
(D) oxítona – paroxítona

7 – Dizem que os beija-flores batem suas asas mais de 70 vezes por segundo. Se as suas batidas de asas fossem o quádruplo do que são, o número encontrado seria:______

O resultado que você encontrou é um número:

(A) menor que 100
(B) menor que 240
(C) maior que 1000
(D) maior que 260

Veja os exemplos no link abaixo:
Respostas: 1- D; 2 - C; 3 - A; 4 - A; 5 - C; 6 - C; 7 - D

Poetas e Poemas Brasileiros Famosos



Clique aqui: Poetas Brasileiros Famosos – Poemas Brasileiros Famosos

terça-feira, 18 de março de 2014

Agradecimento

Amiga Vera Margutti, obrigada pelos presentes ”livros” e pelas palavras carinhosas! Com certeza, nossa amizade será eterna!

Nossa caminhada FAFIMAN nos mostrou o valor da amizade, do respeito e, principalmente que valeu a pena acreditar em nossos sonhos.
Cada qual carrega dentro de si os ensinamentos dos nossos MESTRES, seja como escritor (a), professor (a) ou qualquer outra profissão.
Tenho orgulho de fazer parte dessa turma 1984-1986!

“O mais interessante está no caminho, no percurso, e não na chegada. Se correr, você passa pela vida sem perceber suas belezas e fica uma sensação de não ter vivido, lá no final.”
Tuga, a tartaruguinha hiperativa, de Vera Lúcia Fávero Margutti

segunda-feira, 17 de março de 2014

PROJETO_ MAIS EDUCAÇÃO

Acompanhamento Pedagógico – Mais Educação
Escola: Colégio Estadual “Arthur de Azevedo” – EFMPN.
Título: O lúdico através da leitura – prazer visando os clássicos universais
Autora: Geisa Maria Martins Mota
Turma: grupo (definindo(?)) – contraturno
Abrangência: Língua portuguesa com interdisciplinaridade com disciplinas afins
Conteúdos: Formação de leitores críticos e competentes

Objetivo geral

ü  Provocar e formar leitores críticos e reflexivos através de diferentes estratégias de leitura para que possam ser capazes de interagir, interferir e modificar a realidade em seu próprio mundo e na sociedade em que eles estão inseridos.


JUSTIFICATIVA

O acompanhamento pedagógico propõe O lúdico através da leitura – prazer visando os clássicos universais tem como objetivo incentivar a leitura crítica e reflexiva dos estudantes do grupo inserido no projeto MAIS EDUCAÇÃO, no período contraturno, do Colégio Estadual “Arthur de Azevedo” – EFMPN.
Segundo Diniz, Célia Regina:

“Leitura crítica ou reflexiva – é quando o leitor concentra-se nos aspectos mais relevantes do texto, sendo capaz de separar as ideias secundárias da ideia central. Essa é uma fase que requer reflexão que pode ser obtida por meio da análise, comparação, diferenciação, síntese e julgamento das ideias do autor da obra.” (DINIZ, Célia Regina, p.5, 2008)


A intervenção promoverá ações com ideias inovadoras de mobilização dos leitores e não leitores através de atividades motivacionais, do respeito aos seus conhecimentos prévios, bem como provocar inquietudes no outro para aguçar o sabor do ler de forma prazerosa. O escritor Carlos Drummond de Andrade já defendia que: ”A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.”
O educando quando chega à escola já traz consigo seu conhecimento prévio da vida e do mundo, ou seja, o senso comum. No entanto, é no chão da escola que ele aprende o conhecimento científico a cerca do tema estudado e, aos poucos, ele passa a encontrar pistas, as inferências de como interpretar tal texto. Ele também aprende a identificar as coisas que não entende e esclarecê-las. Tudo isso depende de que a leitura seja compreendida nas entrelinhas e não apenas decifradas, ou melhor, de codificada.
Sendo assim, as atividades sugeridas deverão ser significativas na vida desses estudantes/adolescentes, pois um leitor competente só pode constituir-se mediante uma prática constante de leitura. Segundo Santos “A leitura só tem valor se o leitor for capaz de entender, avaliar, explicar, discutir e aplicar o que leu” (SANTOS, 2001, p. 21).

Objetivos específicos:

 Respeitar e valorizar o educando por seu conhecimento prévio relacionado ao objeto estudo.
 Despertar a leitura-prazer no educando através de práticas lúdicas e motivacionais para que os mesmos deslumbrem o gosto e a importância da leitura, não apenas da literatura de massa, mas também a literatura dos clássicos universais.
 Utilizar o discurso como prática social através da leitura, a escrita e oralidade para que o educando reconheça a diversidade de gêneros discursivos dentre tantas esferas da comunicação.
 Confeccionar recursos materiais, lúdicos e motivacionais como estratégia de leitura para estimular o espírito crítico e autônomo do educando.
 Angariar recursos e/ou patrocínios para melhorar do acervo bibliográfico escolar do colégio e assim disponibilizá-los de forma consciente, criativa e enriquecedora aos leitores e não leitores.
 Utilizar-se de vídeos e filmes dentre outros recursos necessários para contextualizar o aprendizado.
 Promover o acesso as TICs, bem como redes sociais (blogs, MSN, facebook, etc) como estratégia motivacional de leitura para melhorar a qualidade do ensino público.
 Apresentar-se em eventos e datas comemorativas através de dramatizações, recitais, sarau, desfiles, passeios etc. para demonstrar seu aprendizado e aguçar novos leitores e não leitores.
 Relacionar os desafios contemporâneos, tais como (educação ambiental, educação no campo, educação indígena, educação fiscal, enfrentamento a violência, relações étnico sociais, raciais e Cultura afro) nas práticas discursivas.

Encaminhamento Metodológico

O acompanhamento pedagógico permeará através de práticas significativas ao estudante e sem deixar de priorizar os conteúdos básicos previstos nas diretrizes curriculares. Também é possível promover a interdisciplinaridade com as demais disciplinas afins.
Para tanto a leitura deve provocar o/a leitor/a, não apenas encantamentos, mas também descobertas de um mundo mágico, efervescente de novidades e conhecimentos ínfimos.
Por outro lado, quem não lê, não tem acesso ao conhecimento científico e das novas informações globalizadas, bem como permanecerá na ignorância do saber ler.
Ninguém aprende sozinho e, cabe ao professor/escola, impulsionar condições e trilhar seus alunos para o inusitado caminho do saber elaborado. Por quanto, é a leitura responsável e capaz de despertar o senso crítico rumo às mudanças necessárias no seu meio social. O leitor quando adquire o hábito de ler com competência e criticidade apreende como exercitar sua cidadania.
Pensando nisso, a implementação evidenciará inúmeras estratégias de práticas pedagógicas pensadas e repensadas em melhorar a qualidade do ensino. Diante do exposto, tais propostas estão focadas num convite à mobilização e a chamada de atenção de leitores e não leitores para saborearem o gosto da leitura-prazer. Apresentaremos possíveis práxis-ação, tais como:

   Prática da oralidade, leitura e escrita (produção textual e interpretação) em quaisquer gêneros textuais da esfera de comunicação. Poderá ser de textos verbais, não verbais ou mistos, bem como uma obra literária escolhida para estudo.
 Utilização e confecções de recursos materiais, lúdicos e motivacionais pelos sujeitos envolvidos no ensino e aprendizagem.
 Sondagem diagnóstica, autonomia de sugestões e respeito ao educando por seu gosto literário, mas também com direito de conhecer outras opções de obras literárias. O ponto forte da proposta serão os clássicos nacionais, paranaenses e locais, estrangeiros, contemporâneos, assim como a literatura de massa.
 Acesso e participação dos leitores no blog Jovens leitores, bem como em outras redes sociais. As postagens deverão ser resultado de ações planejadas, outras aleatoriamente de cunho positivo e educativo.
 Uso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) como ferramenta de ensino e aprendizagem por ambos envolvidos nesse processo.
 Utilizar-se de estratégias de leitura: FAZER-SABER, FAZER-CRER e FAZER-FAZER (Caderno-Didático Pedagógico- PDE), bem como sequência didática ou outra abordagem de ensino.
  Homenagens especiais ao Centenário de Paulo Leminski e outros escritores escolhidos pelos sujeitos.
 Estratégias inovadoras para valorizar escritores (as), poetas/poetisas consagrados ou iniciantes.
  Desfile representativo de leitores na Semana da Pátria e destaque dos leitores para mobilizar novos leitores.
   Mobilização de leitores através do 1º Piquenique da leitura, Passeios literários e espaços livres da escola ou outros lugares sugeridos.
   Confecção de painéis, exposição de maquetes, estandes de obras literárias com obras literárias da escola ou advindas de terceiros
 Textos relacionados aos desafios contemporâneos, tais como (educação ambiental, educação no campo, educação indígena, educação fiscal, enfrentamento a violência, relações étnico sociais, raciais e Cultura afro.
 E outras estratégias planejadas no transcorrer da implementação.

Avaliação

A avaliação das atividades pedagógicas deverá “à priori” verificar e respeitar os conhecimentos prévios do educando, pois é importante ressaltar o conhecimento adquiridos anteriormente, e assim, mostrar a eles a importância do conhecimento científico para o cidadão saber exercer sua cidadania.
 Em seguida, o professor fará um diagnóstico para conhecer a capacidade leitora de cada aluno/a. Após conhecê-los, eventualmente, o professor e alunos mutuamente, farão o planejamento de ações, dos objetivos e como as metas poderão ser alcançadas durante o ano letivo. A avaliação seguirá as normas já estabelecidas pela escola.
Na implementação deverão ser priorizados e valorizados o interesse, a assiduidade, a motivação, o desempenho, a criatividade, a autonomia, a participação, a colaboração, a mudança de atitudes conceituais, enfim, a melhoria no rendimento escolar de cada educando.
Portanto, a avaliação do educando será de acordo com as normas já estabelecidas no sistema de avaliação da escola.

RESULTADOS ESPERADOS
Ao final da proposta espera-se que o(a) estudante/leitor (a) se torne mais autônomo, crítico e reflexivo diante desse mundo globalizado e que a leitura faça parte de sua rotina não como uma obrigação e sim como uma leitura-prazer.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2004.

COLÉGIO ESTADUAL ARTHUR DE AZEVEDO. Projeto Político Pedagógico. São João do Ivaí, 2011.
Diniz, Célia Regina. Metodologia científica / Célia Regina Diniz; Iolanda Barbosa da Silva. – Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN - EDUEP, 2008. <http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/metodologia_cientifica/Met_Cie_A06_M_WEB_310708.pd>
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa para a Educação Básica. Departamento de Educação Básica. Curitiba, 2009.  <HTTP://www.diaadia.pr.gov.br/ngds/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=4>
_______. Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares Estaduais de Gênero e Diversidade Sexual.
_______. Secretaria de Estado da Educação. Cadernos Temáticos Prevenção ao uso indevido de drogas. Curitiba: SEED – PR, 2008.
SANTOS, I. E. Técnicas de Aprendizagem. In: ______. Textos selecionados de métodos e técnicas de pesquisa científica. 3. ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2001, p. 19-26.


SITES
Blog jovens Leitores:  http://jleitores.blogspot.com.br/
Leio, logo existo: http://gmmmz.blogspot.com.br/


São João do Ivaí, 16 de março de 2014.

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                                                                                        Diretor

Relatório do Projeto - Mais Educação

1º ENCONTRO com alunos (as) - 17/03/2014 - professoras Geisa, Claudete e demais de outras áreas
  • Recepção do diretor e professores nas dependências do laboratório de Ciências – apresentação do Projeto MAIS EDUCAÇÃO.
  • Conversa informal: questionamento sobre "O que é ler?"; "Valor da leitura" e "Troca de experiência entre professoras vs. alunos (as).
  • Aula prática: receita de beijinho – contextualização da leitura.
  • Produção textual de frases para marcador de livro escolher.
  • Localização de espaço livre para leitura e aprovada pelo diretor. 
      Obs.: A limpeza do terreno por conta da direção. Eu e a pedagoga Fátima organizamos uma sala para estudos, quando necessário.

2º ENCONTRO com alunos (as) - 24/03/2014 - professoras: Geisa, Claudete e Verônica
  • Recepção dos alunos numa das dependências do CEAA. Contamos com a presença de mais alunos (as).
  • Leitura de diferentes gêneros textuais - observação e questionamento oral, tais como: que tipo de gênero textual, tema, autor (a), etc.
  • Diferença entre POEMA vs. POESIA.
  • Leitura em voz alta.
  • Dicas de como falar em público.
  • Sugestão de pesquisa na internet ou livros para posteriormente aprender como declamar/dramatizar um texto.
3º ENCONTRO com alunos (as) - 31/03/2014 - professoras: Geisa, Claudete e Verônica
  • Recepção dos alunos numa das dependências do CEAA.
  • Retomada: diferença entre poema e poesia.
  • Escolher um poema dos livros distribuídos e copiá-la em seu caderno.
  • Uso do dicionário.
  • Leitura em voz alta.
  • Roda da leitura - cada aluno escolheu um poema para ler e apresentar aos colegas. 
4º ENCONTRO com alunos (as) - 07/04/2014 - professoras: Geisa, Claudete e Verônica
  • Recepção dos alunos numa das dependências do CEAA.
  • Diagnóstico sobre fábulas: o que? Quem escreveu? Qual você conhece?
  • Diferença entre fábulas e contos de fadas.
  • Roda de leitura - cada aluno (a) escolheu a fábula que quis ler da coleção
  • Leitura compartilhada de uma fábula escolhida por um aluno da turma.
5º ENCONTRO com alunos (as) - 14/04/2014 - professoras: Geisa, Claudete e Verônica
  • Recepção dos alunos numa das dependências do CEAA.
  • Leitura compartilhada de uma fábula escolhida.
  • Ouvir, pausadamente, o DVD de fábula, e em seguida, anotar a lição de moral na lousa.
  • Produção textual de uma fábula.
6º ENCONTRO com alunos (as) - 24/03/2014 – Greve

7º ENCONTRO com alunos (as) - 05/05/2014 - Reposição da greve - professoras: Geisa, Claudete e Verônica - Regência da acadêmica: Daniela

 Aquarela, de Toquinho em vídeo: http://youtu.be/UjRwuGsugdE
  • A estagiária passou o vídeo Aquarela, de Toquinho para os alunos viajarem na imaginação, em seguida, eles fizeram a análise interpretativa da letra da música através slides.
  • Interação antes da resposta interpretativa de cada trecho da música entre ambos.
  • Representação da música através do desenho.

7º ENCONTRO com alunos (as) – 12/05/2014
Professoras: Geisa, Claudete e Verônica - Regência da acadêmica: Daniela

·         Uma viagem pela leitura poética através das canções O Caderno e Somos Todos Iguais, de Toquinho e Vinícius de Morais.
  • Análise interpretativa e reflexão das canções sugeridas através da interação dos sujeitos.
  • Comparação interdisciplinar através da letra das músicas Pais e Filhos, de Renato Russo; Todos Iguais Tão Desiguais, de Engenheiros do Hawai.
  • Analise da letra das músicas propostas.

8º ENCONTRO com alunos (as) – Excursão à Expoingá

Horta e jardinagem: professoras Rosângela (Zane) e Gisele; Mídias Ana Elisa e Dariane; Leitura: Geisa

·         Visita à fazendinha da Expoingá, Maringá – PR.
·         Conhecer estandes e ouvir atentamente os expositores.
·         Passeio ao parque de diversões, bem como divertir-se nos brinquedos, tais como: Kamikaze, Montanha-russa, etc.