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sexta-feira, 24 de maio de 2013

Gênero textual: anúncio publicitário

Chamar a atenção do consumidor - Eis o objetivo do anunciante
A todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors, seja em panfletos espalhados pelas ruas ou através da mídia. Elas fazem parte dos chamados “gêneros textuais”, pois participam de uma situação sociocomunicativa entre as pessoas. 
A finalidade deste tipo de texto é de persuadir, ou seja, o anunciante (emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquirí-lo.
Isto nos remete à ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que “a propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos que a afirmação é totalmente verídica, porque quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Para isso, é importante saber o público-alvo, fator decisivo perante a elaboração das estratégias a serem aplicadas.
Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:

Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.

Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.

Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.

Identificação do produto ou marca - funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: “TIM - Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas!

Por Vânia Duarte - Graduada em Letras
http://www.brasilescola.com/redacao/anuncio-publicitario.htm

Comparação entre gêneros textuais: 
notícia versus anúncio publicitário
Partes constituintes da notícia
- Manchete ou título principal – Apresenta-se grafado de forma bastante evidente, com vista a chamar a atenção do leitor.
- Título auxiliar – Funciona como uma espécie de complementação do título.
Lide (do inglês lead) – Corresponde ao primeiro parágrafo e normalmente sintetiza os traços peculiares condizentes ao fato, procurando se ater aos traços básicos relacionados às seguintes indagações: Quem? Onde? O quê? Como? Quando? Por quê?
- Corpo da notícia – Revela uma informação mais detalhada acerca do fato evidenciado.  

Partes do anúncio publicitário 
Título – Geralmente representado por um discurso criativo e atraente, tendo em vista a finalidade do gênero em questão;
Corpo do texto – Nesta parte desenvolve-se a mensagem propriamente dita;
Identificação do produto ou marca – Tal parte funciona como uma assinatura do anunciante, podendo também ser acrescida do chamado Slogan – cujo intuito é dar maior ênfase à divulgação do produto em evidência, tais como muitos dos quais já temos conhecimento, como, por exemplo: Havaianas, as legítimas.

 Diferenças entre anúncio publicitário e a notícia
A notícia, pertencente ao cotidiano jornalístico, tem por finalidade informar ao leitor e/ou ouvinte acerca de um determinado acontecimento que circunda mediante as esferas sociais. 
Anúncio publicitário tem por objetivo persuadir, convencer, o consumidor a adquirir este ou aquele produto.
Adaptação do texto: Brasil Escola

História da Publicidade




domingo, 19 de maio de 2013

Mulher, de Alba Ramalho




Mulher, de Elba Ramalho


Pra descrever uma mulher
Não é do jeito que quiser
Primeiro tem que ser sensível
Senão, é impossível
Quem vê por fora, não vai ver
Por dentro o que ela é
É um risco tentar resumir
Mulher...

De um lado é corpo e sedução
Do outro força e coração
É fera e sabe machucar
Mas a primeira a te curar
E sempre faz o que bem quer
Ninguém pode impedir
E assim começa a definir
Mulher...
Mulher...
Entre tudo o que existe é principal
Pra você gerar a vida é natural
Esse é o mundo da mulher...

Mulher..
Que a divina natureza fez surgir
A mais linda obra prima que alguém já viu


Assim nasceu a mulher
Nas mãos de Deus...

Por mais que o homem possa ter
Sem ela não dá pra viver
Às vezes pede proteção
Pra ter um pouco de atenção
Se finge ser tão frágil mas,
domina quem quiser
Pois ninguém pode definir
Mulher...
Mulher...
Entre tudo que existe é principal
Pra você gerar a vida é natural
Esse é o mundo da mulher

Mulher...
Que a divina natureza fez surgir
A mais linda obra prima que alguém já viu
Assim nasceu a mulher
Nas mãos de Deus...

Mulher.... mulher .... mulher

Link: http://www.vagalume.com.br/elba-ramalho/mulher.html#ixzz2TnhEHv00

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Centenário de Vinicius de Moraes


Fonte: http://youtu.be/8OZkmnJb5D4

Aluno:______________________________________________________Nº: ---7º e 8º “B”
Data de entrega: Até 06/06.

Centenário de Vinícius de Moraes

“Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações.” Vinícius de Moraes

Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, mais conhecido por Vinícius de Moraes, nasceu em 1913, no Rio de Janeiro e onde faleceu em 1980.

Atividades sugeridas
Ø  Faça a biografia (resumida) de Vinícius de Moraes. Cite a referência.

Link para biografia: http://www.portalescolar.net/2011/09/literatura-vinicius-de-moraes-biografia.html

Ø  Pesquise na internet e responda:
1.    Onde e quando nasceu/faleceu Vinícius de Moraes?
2.    Qual é seu verdadeiro nome?
3.    Qual é a profissão de seus pais?
4.     À qual movimento literário brasileiro ele pertenceu?
5.    Vinícius de Moraes se destacou em que tipo gênero?
6.    O que foi estudar na Universidade de Oxford na Inglaterra?
7.    Com quem ele fez parcerias musicais?
8.    A produção poética de Vinícius de Moraes passou por duas fases. Quais são elas?
9.    Cite fatos interessantes da vida de Vinícius de Moraes.

Ø  Pesquise os poemas sugeridos:
a)    Soneto da fidelidade
b)    Soneto de separação
c)    O verbo no infinito
d)    Poema dos Olhos da Amada
e)    Amigos
Ø  Faça a ilustração de um poema, de sua preferência, para montagem de um painel.
Ø  Copie a prosa: Operários em construção.
Ø  Copie cinco canções que você mais gostou.

Ø  Montagem do painel da turma.

Ø  Apresentação de um Sarau e Potpourri por alguns alunos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Potpourri ou Pot-Pourri (pronunciado pó-purri) /pɔt pu.ʁi/ (em francês, literalmente "vaso podre") é um termo originalmente utilizado para fazer referência a uma jarra com uma mistura de pétalas de flores secas e especiarias utilizada para perfumar o ar.
Na linguagem musical, é um termo empregado para se referir a uma forma musical com estrutura ABCDEF… (sem repetição de temas), a mesma que um medley e, por vezes, que uma fantasia, sendo utilizada em músicas populares ou de construção mais simples. [...]
Um potpourri é um modo de executar várias músicas em uma única faixa, tocadas uma após a outra, às vezes sobrepostas. São comuns na música popular, e a maior parte são canções e não uma peça musical.
Sarau: Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite1 , apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. 


SAIBA MAIS
OS PERSONAGENS DENTRO DO POETA

http://www.viniciana.siteonline.com.br/interna.jsp?lnk=12919

terça-feira, 14 de maio de 2013

Declaração dos Direitos da Criança


Sugestão de leitura e análise em sala de aula -7º "B"


Obs.: Não posso publicar as atividades de análise dos três episódios 

  dentro da Teoria Semiótica, o qual faz parte da implementação pedagógica do PDE/2009.

 Ainda aguardo a publicação do Estado.

Joaquim Roberto Corrêa Freire nasceu e faleceu São Paulo- SP (1927 - 2008). Ele foi escritor, jornalista, dramaturgo, psicanalista e médico.   Acesse o link a seguir para conhecer as capas e os resumos de seus principais livros. 




        O Brasil foi o primeiro país da América Latina a adequar a legislação aos princípios da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, que aconteceu em novembro de 1989 e foi ratificada pelo país em setembro de 1990. 
Antes disso, em julho do mesmo ano, nasceu o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instaurado pela lei 8.069. 
O estatuto reforçou alguns preceitos já determinados pela Constituição de 1988, como a proteção integral de crianças e adolescentes e a prioridade na formulação de políticas públicas, na destinação de recursos da União e no atendimento de serviços públicos. A lei considera crianças os que têm até doze anos de idade e adolescentes aqueles que têm entre 12 e 18 anos.(grifo meu) 
Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/materias_295310.shtml
Fonte: http://youtu.be/UmYrApzqUIE
1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.

2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.

5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.

6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.

9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.

10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.
Fonte: http://criancagenial.blogspot.com/2010/09/declaracao-dos-direitos-da-crianca.html

ECA estabelece que é dever do Estado, da família e da sociedade garantir o direito de crianças e adolescentes à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à saúde, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, à profissionalização e à proteção do trabalho.
E ainda, prevê a proteção contra qualquer forma de exploração, discriminação, violência e opressão. 

Fonte: http://youtu.be/9xFM8O1Q6fQ
Escola:______________________________________________________
Aluno/a:__________________________________nº: série:___ Turma:__

Pesquisa
1. Pesquise e responda:
a) O que significa a sigla ECA? 
b) O que o ECA estabelece?
c) Você tem esses direitos? Justifique sua resposta.
d) Se você tem direitos, então, quais são os seus deveres como um bom cidadão/cidadã?
e) De acordo com o ECA, até quando somos criança? Quando nos tornamos adolescentes?

2. Pesquise: 
a) O que é Conselho Tutelar?
b) Qual é sua finalidade?
c) O que é ser um cidadão/cidadã?

3. Análise da realidade:
a) O que é ser criança?
b) Você tem tempo de brincar? Dê que você brinca?
c) Você estuda em casa? Em que momento? 
d) Quem o/a ajuda nas tarefas escolares em casa? Justifique sua resposta.

4. Entreviste seus pais sobre o tempo de infância deles:  
- lazer: tipos de brincadeiras; brinquedos; passeios; alimentos; tempo de escola etc.
- relacionamento: amizade entre os colegas/ amigos; papel dos pais e avós quanto ao apoio à educação dos filhos (em casa e na escola).
- atitudes de respeito: quanto aos pais, professores, idosos e amigos em geral.
- alimentação: tipos de cardápio no dia a dia.

4. Conclusão da entrevista:
- O que mudou? 
-Melhorou ou piorou a vida da criança e do adolescente? 
- Por quê?

5. Comente:
a) O que você entendeu da poesia Direitos da Criança, de Ruth Rocha?
b) Quem é Ruth Rocha?
c) Pesquise outras obras de Ruth Rocha.

 SAIBA MAIS   

  1. Para ler o Estatuto da Criança e do Adolescente na íntegra online clique aqui.
  2. Para baixar o Estatuto da Criança e do Adolescente completo clique aqui.
  3. Para Ler a Revista Turma da Mônica sobre o Estatuto da criança e do adolescenteclique aqui.
  4. Para baixar a Revista Turma da Mônica sobre o Estatuto da criança e do adolescente clique aqui.